Programa de logística coleta uma tonelada de lâmpadas

No total, foram 7.184 unidades descartadas nos seis pontos de coleta espalhados pela cidade pela entidade sem fins lucrativos Reciclus


Mais de uma tonelada de lâmpadas fluorescentes foram recolhidas após o uso pela organização Reciclus em Americana. No total, foram 7.184 unidades descartadas nos seis pontos de coleta espalhados pela cidade.

A Reciclus é uma organização sem fins lucrativos que conta com 90 empresas importadoras de lâmpadas, com o objetivo de atuar na logística reversa.

Foto: Freeimages.com
Mais de uma tonelada de lâmpadas foi coletada pela Reciclus

Para o analista de sustentabilidade Gabriel Monti, o resultado acima da média nacional é expressivo e demonstra que “a população de Americana entendeu o problema e se sensibilizou”.

Ele explica que o mercúrio presente nas lâmpadas pode ser nocivo ao meio ambiente e também para o ser humano, devido ao fato de ser um metal persistente, que perdura na cadeia alimentar até o final e que pode causar problemas neurológicos devido ao descarte irregular.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

Na logística reversa, o vidro das lâmpadas é triturado e encaminhado para a indústria de cerâmica. Já as partes metálicas são fundidas e seguem para a indústria automotiva.

“O pó fosfórico, que contém mercúrio, é destilado e encaminhado para processamento. O próprio mercúrio é recuperado e utilizado como matéria prima na indústria”, conta.

O descarte é gratuito e os pontos de coleta podem ser conferidos pelo site reciclus.org.br/lista-de-pontos-de-coleta/.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora