18 de abril de 2024 Atualizado 17:50

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

SAÚDE

Profissionais da enfermagem terão jornada reduzida a partir de fevereiro de 2023

Para aplicação da carga de 30 horas semanais, 69 novos trabalhadores deverão ser contratados em Americana, segundo a prefeitura

Por Rodrigo Alonso

27 de junho de 2022, às 14h43 • Última atualização em 27 de junho de 2022, às 15h39

Categoria já realizou protesto na antiga sede do Legislativo - Foto: Claudeci Junior / O Liberal

A Prefeitura de Americana anunciou nesta segunda-feira (27) que vai implantar a jornada de 30 horas semanais para os profissionais da enfermagem a partir de 1º fevereiro de 2023.

Para tanto, segundo o Executivo, há a necessidade de contratação de 69 novos trabalhadores, o que representa uma despesa anual de aproximadamente R$ 4,5 milhões.

A implantação da nova carga horária levou em consideração que existe em andamento uma seleção pública para contratação desses profissionais por meio do Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas). O processo deve ser finalizado nos próximos meses.

A prefeitura também lembrou que haverá um concurso público ainda neste ano – a prova vai abranger todos os setores da administração.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

A aplicação de jornada de 30 horas semanais está prevista numa lei municipal de 2014 e já foi reivindicada pela categoria por meio de protestos. Atualmente, a jornada é de 40 horas semanais.

“Enfrentamos um período crítico de pandemia, quando essa mudança era totalmente inviável. Essa alteração está sendo possível ser anunciada agora para o início do próximo anos, após um planejamento e uma avaliação muito séria, pois o impacto financeiro é considerável e exige um quantitativo importante de contratações”, disse o secretário Danilo Carvalho Oliveira.

As discussões sobre a mudança se intensificaram em abril, com reuniões entre a Secretaria Municipal de Saúde e o SSPMA (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Americana). Até então, faltava apenas um estudo de impacto financeiro por parte da secretária municipal de Fazenda, Simone Inácio de França Bruno.

“O resultado desse amplo diálogo é uma decisão baseada em possibilidades concretas, tanto de organização interna como de dotação orçamentária”, afirmou Simone.

O prazo dado pela prefeitura para a implantação das 30 horas semanais, para fevereiro de 2023, passará por votação entre os profissionais de enfermagem em assembleia marcada para esta segunda, a partir das 18 horas, no estacionamento do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi.

Publicidade