18 de abril de 2024 Atualizado 19:22

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

CÂMARA

Procuradoria da Mulher propõe moção de repúdio a Arthur do Val em Americana

Vereadoras citaram postura “sexista e misógina” do deputado, que disse que ucranianas são “fáceis, porque são pobres”

Por Rodrigo Alonso

09 de março de 2022, às 08h54

A Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Americana elaborou nesta segunda-feira (7), em sua primeira reunião, uma moção de repúdio às falas do deputado estadual Arthur do Val (sem partido) em relação às mulheres ucranianas. O parlamentar chegou a dizer que elas são “fáceis, porque são pobres”.

Leonora, Juliana e Nathália criticaram atitude – Foto: Divulgação / Câmara de Americana

Em Americana, as vereadoras Professora Juliana (PT), Nathália Camargo (Avante) e Leonora Périco (PDT) apontaram, na moção, que a postura do deputado “é sexista e misógina, e condensa os elementos fundamentais da cultura machista: a naturalização da violência e da objetificação das mulheres”.

No documento, elas ainda pedem apuração do caso e que o deputado seja punido de acordo com sua atitude. “A visão de mundo e o significado da mulher presentes nas entrelinhas da fala de Arthur do Val fundamentam uma cultura de violência e discriminação das mulheres”, traz trecho da moção.

Nesta terça (8), por meio de carta, Arthur pediu desculpa pelas declarações e admitiu ter sido “machista, desrespeitoso e imaturo”.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

As vereadoras também deliberaram sobre a elaboração do estatuto da procuradoria e definiriam que haverá um encontro com os órgãos e serviços que atuam junto às mulheres vítimas de violência no município.

As parlamentares vão convidar representantes da Gama (Guarda Municipal de Americana), Polícia Militar, DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) e secretarias de Saúde e Assistência Social para uma reunião no próximo dia 30.

“Será um momento de apresentarmos a procuradoria, nossos objetivos e as ações que podemos fazer”, afirmou Juliana, procuradora especial.

Publicidade