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Americana

Procon de Americana registra reclamações sobre consignados falsos

Pesquisas foram feitas de setembro a novembro deste ano e acompanham o aumento de contestações em todo o Estado

Por Paula Nacasaki

27 nov 2020 às 13:10 • Última atualização 27 nov 2020 às 13:11

O Procon de Americana registrou 60 reclamações sobre empréstimos consignados falsos nos últimos dois meses. As pesquisas foram feitas de setembro a novembro deste ano e acompanham o aumento de contestações em todo o Estado de São Paulo.

No início de novembro, a Fundação Procon já havia divulgado um aumento de 51,4% nas reclamações de consumidores em todo o Estado sobre os empréstimos consignados liberados sem autorização. Para ser ter uma ideia, em 2019 foram registradas 1.610 reivindicações contra 2.445 neste ano.

Segundo o secretário municipal de Negócios Jurídicos, Alex Niuri Silveira Silva, as reclamações em Americana são principalmente com relação ao Banco Ficsa. “Estamos alertando especialmente os aposentados que fiquem atentos e verifiquem a existência de fraude. Existem medidas que devem ser tomadas caso percebam a efetivação de empréstimos consignados no benefício recebido do INSS”, explicou.

Pesquisas foram feitas de setembro a novembro deste ano e acompanham o aumento de contestações em todo o Estado de São Paulo. – Foto: Divulgação Assessoria de Imprensa- Prefeitura de Americana

O Procon faz orientações para que os consumidores não caiam em golpes:

  • O beneficiário do INSS (aposentado) deve fazer seu cadastro junto ao MEU INSS, gerar uma senha e consultar seu extrato de benefício e de empréstimos consignados para verificar se foi realizado algum empréstimo indevido;
  • O aposentado deve também realizar o bloqueio de empréstimo consignado indevido no próprio site do MEU INSS;

Caso o aposentado perceba desconto indevido de empréstimos, deve:

  • imprimir os extratos acima informados;
  • registrar Boletim de Ocorrência;
  • imprimir extratos dos dois últimos benefícios;
  • verificar se foi depositado algum valor na conta corrente e apresentar o extrato bancário;
  • caso já tenha registrado protocolos de reclamação, apresentar os números;
  • comparecer ao Procon de Americana com os documentos mencionados (Avenida Brasil, 85, Vila Medon – Paço Municipal).

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