08 de março de 2021 Atualizado 14:37

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Imunização

Primeiro dia de vacinação para 85 anos tem maior movimento em Americana

Drive-thru da Unidade Básica de Saúde Cillos teve fila que dobrava o quarteirão; Americana chega a 7.117 imunizados

Por André Rossi

13 fev 2021 às 07:48

O primeiro dia de vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19) para os idosos com 85 anos ou mais registrou o maior movimento desde o início da campanha em Americana. A reportagem do LIBERAL percorreu os postos de vacinação nesta sexta-feira (12) e constatou a demanda junto aos profissionais envolvidos na ação.

A vacinação para essa faixa etária estava prevista para começar no dia 15 de fevereiro, mas foi antecipada pela prefeitura. Isso foi possível porque o grupo prioritário acima dos 90 anos – cuja imunização teve início na última segunda-feira (8) – já ultrapassou 76% de cobertura.

Profissionais de saúde de Americana informaram que imunização nesta sexta foi tranquila – Foto: Ernesto Rodrigues / O Liberal

Ao todo, nove UBSs (Unidades Básicas de Saúde) concentram a vacinação. A UBS Cillos é a única no sistema drive-thru e teve grande procura durante todo o dia. Por volta das 15 horas, a fila de carros dobrava o quarteirão; a imunização acontece no estacionamento em frente ao Supermercado São Vicente.

A técnica de enfermagem Jussara Motta da Silva, de 38 anos, que trabalha na campanha, estima que um terço dos carros tinham ao menos dois idosos para serem vacinados. O tempo médio de espera na fila variava de 20 a 40 minutos, de acordo com relatos dos moradores.

A profissional contou que a aplicação transcorreu com tranquilidade e o que demorava mais era o preenchimento do cadastro. Além disso, algumas pessoas com menos de 85 anos também entraram na fila para tentar se vacinar, o que não foi permitido.

“Falta dois, três meses para completar 85 anos, mas eles querem tomar hoje a vacina. Dificulta muito, aumenta a fila, eles ficam bravos. Chega aqui [no ponto de aplicação] e a gente ainda não está vacinando”, comentou Jussara.

Aos 86 anos, Hélio Tadeu estava ansioso pela vacina. Agora, a expectativa é transferida para a data da aplicação da segunda dose, que deve ocorrer em março.

“Estava esperando que fosse até antes a vacina. Demorou um pouquinho, mas chegou. A hora que tiver a segunda a gente estará aqui fazendo de novo”, comemorou Hélio.

O alívio também é grande para Adélia Livato Vassalo, 89. Em breve, ela espera receber e abraçar os netos e filhos. “Graças a Deus que agora veio a vacina”, disse.

A demanda na UBS do Jardim São Paulo também foi alta. No total, 89 idosos se imunizaram, além de 42 profissionais de saúde, que seguem sendo imunizados.

Balanço

Desde o início da campanha em 21 de janeiro, Americana vacinou 7.117 pessoas. Desse total, 1.364 são idosos acima de 85 anos, 4.825 profissionais de saúde, 558 idosos residentes de asilos e 370 funcionários dessas instituições.

Na próxima segunda-feira (15) a prefeitura dará início a aplicação da segunda dose. A ordem será a mesma dos que foram vacinados na dose inicial.

A vacinação prossegue nas UBSs de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h. Já o drive-thru é das 8h às 19h.

Neste sábado (13) haverá um esquema especial para vacinar os profissionais de saúde que foram previamente cadastrados, bem como os que não chegaram a realizar o cadastro e são considerados elegíveis.

Somente serão vacinados os profissionais que comprovarem atuar em estabelecimentos de saúde humana do município, mediante a comprovação do vínculo.

As UBS do São Vito e da Vila Gallo estarão abertas das 8h às 16h30 e os profissionais devem comparecer, munidos de CPF e RG, holerite ou carteira de trabalho com dados atualizados, além de um comprovante de residência, bem como do local de trabalho, caso o profissional resida em outro município.

Publicidade