Previsões de chuva e frio animam lojistas de Americana

Após estiagem prolongada, Americana voltou a ter chuva, o que elevou a esperança dos comerciantes


Após 40 dias de estiagem, Americana voltou a registrar chuva nesta terça-feira. De acordo com previsões de meteorologistas, as áreas de instabilidade e as temperaturas mais baixas devem se estender até o final de semana, o que para os lojistas é uma ótima notícia. “Nossa expectativa é o aumento das vendas. Começou a melhorar desde o Dia das Mães, mas a queda da temperatura vai favorecer bem mais”, declarou Elaine Cristina dos Santos Feitosa, gerente de uma loja de calçados localizada na região central do município.

Daniele Ferraz Inácio, gerente de uma loja de roupas no Centro de Americana, está otimista com a proximidade do final de semana, quando a temperatura deve despencar na região. “Pelo que vi hoje [terça] no calçadão, creio que este final de semana vai ser muito bom porque o pessoal estava esperando esfriar para poder consumir”, disse.

Foto: João Carlos Nascimento - O Liberal
Previsão de dias chuvosos até o próximo final de semana pode colocar consumidores na rua em busca de roupas de frio

Segundo o Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológica), a última chuva em Americana foi registrada no dia 4 de abril deste ano. Na data, choveu 10,7 milímetros. Nesta terça, a Defesa Civil do município contabilizou dois milímetros, sendo o período mais intenso das 12 às 13 horas. De acordo com o órgão, apesar da pouca quantidade, a chuva elevou a umidade do ar para 77,8%, bem superior aos 27% que vinha registrando nos últimos dias e que deixou a cidade em estado de observação.

Para os próximos dias, a pesquisadora do Cepagri (Centro de Pesquisa Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Ana Ávila, prevê dias chuvosos e temperaturas amenas. “Hoje [terça], a máxima foi de 22,2°C. Nesta segunda, os termômetros marcaram 29,4°C, então houve uma queda de sete graus. Não deve mudar tanto, mas ainda deve cair em torno de dois graus”, declarou.

Segundo o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), a previsão para o final de semana é de mudança de tempo. “Entre o sábado e o domingo uma frente fria atuará em parte do Sudeste, inclusive na região de Americana e Campinas. Este sistema deverá trazer chuva a partir da tarde de sábado e queda de temperatura, principalmente no domingo”, afirmou, em nota.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!