17 de abril de 2024 Atualizado 23:47

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Educação

Prefeitura vai retomar pagamento de acréscimo a professores municipais em Americana

Valor corresponde a promoção conquistada pelos servidores dentro do Plano de Carreira e Salários

Por Ana Carolina Leal

09 de junho de 2021, às 20h29

A Prefeitura de Americana vai retomar o pagamento do acréscimo na remuneração dos professores municipais. O benefício deixou de ser aplicado em 2016. O valor corresponde a promoção conquistada pelos servidores dentro do Plano de Carreira e Salários instituído pela lei municipal 4.688, de julho de 2008.

No mês passado, após ser procurada por professores que se qualificaram e cumpriram os requisitos para promoção, mas não foram contemplados pelo benefício, a vereadora Leonora Périco (PDT) protocolou um requerimento na câmara pedindo informações ao Poder Executivo sobre a aplicação da legislação municipal.

Vereadora Leonora Périco questionou o Executivo sobre a aplicação da legislação referente aos professores – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

Em resposta, a prefeitura afirmou que devido às questões relativas ao caos financeiro do município em gestões anteriores a 2015, a atualização do Plano de Carreira e Salários ficou prejudicada. “A Secretaria de Educação é responsável por fazer o prontuário de cada servidor que tem direito ao acréscimo. A publicação envolve aumento de folha de pagamento e depende da disponibilidade financeira do município”.

Ainda na resposta, a administração municipal afirmou que a última remuneração relativa ao Plano de Carreira e Salários aconteceu na gestão anterior, referente ao ano de 2015. Informou ainda que atualmente, 370 servidores aguardam acréscimo na remuneração.

“A lei foi criada para incentivar os professores a buscar qualificações. Ela precisa ser colocada em prática e os professores devem ser valorizados”, destacou Leonora.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Diretora do SSPM (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Americana), Patricia Oliva Cavicchioli explicou que esse acréscimo é equivalente a 1%, podendo chegar a 10% se o servidor fizer outra graduação. Os valores variam de R$ 25 a R$ 40 e beneficiam também diretores e pedagogos.

“A partir do ano de 2016, as avaliações [dos profissionais] continuaram, mas essas progressões funcionais deixaram de ser pagas.  Por conta dessa negativa, cerca de 400 profissionais da área da Educação entraram na Justiça para ter acesso ao benefício”, disse.

Gosta de descontos? Conheça o Club Class, do LIBERAL

A prefeitura informou que o acréscimo será retomado com o pagamento retroativo. “O processo já foi autorizado pelo prefeito Chico Sardelli (PV) e está em fase de elaboração do decreto e cruzamento de informações necessárias para a execução da ação”.

Ainda de acordo com o Poder Executivo, a rede municipal tem aproximadamente 930 profissionais do magistério, entre professores, pedagogos e diretores. “O impacto econômico e o valor de acréscimo está em processo de cálculo e confirmação”. 

Séries, filmes, games, quadrinhos: conheça o Estúdio 52.

Publicidade