29 de março de 2024 Atualizado 12:31

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Prefeitura vai construir UBSs no Zanaga e Parque da Liberdade

Unidades que existiam nos bairros foram fechadas há seis anos; previsão de entrega é em 2022

Por Ana Carolina Leal

11 de novembro de 2021, às 21h15 • Última atualização em 11 de novembro de 2021, às 22h22

Construções serão custeadas com recursos intermediados pelo deputado federal, Vanderlei Macris - Foto: Marcelo Rocha

O prefeito de Americana, Chico Sardelli (PV), anunciou nesta quinta-feira a construção de duas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) no Parque da Liberdade e no Antônio Zanaga. Os postos que existiam nos bairros foram fechados há seis anos. Desde então, os moradores têm que se deslocar para outras regiões da cidade em busca de atendimento.

As construções serão custeadas com recursos intermediados pelo deputado federal, Vanderlei Macris (PSDB), por meio do Programa Qualivida/Saúde, da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo. Ao todo, serão investidos R$ 1.670 milhão. O município terá como contrapartida a destinação dos terrenos e as obras de infraestrutura.

Pelas diretrizes do Programa Qualivida/Saúde, as unidades já possuem layout e projetos padronizados, portanto, caberá ao município a instalação dos equipamentos, bem como a destinação dos recursos humanos e materiais.

Serão 251 metros de construção com 21 lugares para atendimento na recepção, sanitários para o público feminino e masculino, sala de reunião, consultórios gerais e ginecológicos, telemedicina, sala de imunização e procedimentos, farmácia, conforto médico e copa. “É um projeto que está sendo articulado pelo estado junto com a prefeitura”, declarou Macris.

De acordo com o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira, a escolha dos bairros se deu com base na densidade demográfica. “Esses bairros estão em áreas com um grande número populacional, portanto, a instalação desses equipamentos nesses territórios é mais do que necessária”, justificou.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Com as novas unidades em funcionamento, a Secretaria de Saúde deve atender em torno de 12 mil usuários no Parque da Liberdade e aproximadamente 17 mil no Antônio Zanaga. “Nosso intuito é entregar essas unidades no ano que vem”, afirmou o secretário. O município tem atualmente 17 UBSs em funcionamento.

Publicidade