19 de abril de 2024 Atualizado 17:55

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Prefeitura reapresenta projeto para regulamentar e fiscalizar food trucks

Projeto foi protocolado no final do ano passado pelo Governo Omar, mas acabou arquivado na virada da legislatura

Por André Rossi

23 de fevereiro de 2021, às 07h29 • Última atualização em 23 de fevereiro de 2021, às 07h30

A Prefeitura de Americana reapresentou um projeto que altera a lei em vigor e regulamenta a fiscalização de food trucks na cidade. Uma lei sobre o assunto foi sancionada em abril de 2019, mas nunca entrou em prática.

Em dezembro do ano passado, o ex-prefeito Omar Najar (MDB) protocolou na câmara o projeto de regulamentação. Entretanto, o documento acabou arquivado porque não recebeu nenhum parecer antes da virada do ano.

O regimento interno da Casa determina que, no início de cada nova legislatura, a Mesa Diretora ordenará o arquivamento de todas as proposituras apresentadas na legislação anterior que estejam sem parecer e ainda não submetidas ao plenário.

Com isso, o governo Chico Sardelli (PV) reapresentou o mesmo projeto na última sexta-feira (19). O texto é idêntico e não traz nenhuma alteração em relação ao de Omar.

A lei que regulamenta a atividade é de autoria do ex-vereador e atual vice-prefeito do município, Odir Demarchi (PL), e foi sancionada em abril de 2019. Porém, faltavam procedimentos administrativos na atual legislação para sua efetiva aplicação, segundo a prefeitura.

“Não houve fiscalização, pois a lei aprovada precisava de regulamentação para sua aplicação. O projeto de lei proposto vem para regulamentar e possibilitar a aplicação da lei original pelo órgão fiscalizador”, informou a prefeitura nesta segunda-feira (22).

O novo projeto determina multa de 20 Ufesps (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), equivalente a R$ 581,80 em caso de irregularidades. Apreensão de mercadorias, equipamentos e veículos, suspensão da atividade e revogação da permissão são outros penalidades aplicáveis.

Mudanças
O texto detalha os procedimentos para concessão de autorização para a atividade e os documentos que precisam ser apresentados pelos proprietários.

A instalação de food truck em frente a imóveis residenciais e comerciais fica vetada. Há um acréscimo de um metro e 10 centímetros para um metro e 20 centímetros na largura mínima para a instalação de mesas e cadeiras na calçada.

A atual lei não prevê, por exemplo, penalidades por descumprimentos e nem detalha como será o processo de autorização do serviço. Também não estão especificadas as competências de órgãos como a Vigilância Sanitária, Gama (Guarda Municipal de Americana) e as unidades de Trânsito e Fiscalização.

O projeto tramitará pelas comissões pertinentes antes de ir à votação em plenário.

Publicidade