19 de abril de 2024 Atualizado 21:38

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Prefeitura questiona TCE sobre garagem em edital

Tribunal recomenda que prefeitura disponibilize terreno para empresa, mas não especifica se será gratuito ou não

Por André Rossi

12 de fevereiro de 2020, às 09h17

A Prefeitura de Americana entrou em contato com o TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) para esclarecer uma das recomendações do órgão sobre o edital para concessão do serviço de ônibus urbano. A dúvida é sobre a sugestão de disponibilizar um terreno municipal para instalação da garagem da frota.

O tribunal suspendeu a entrega de propostas no dia 14 de outubro do ano passado após três representações apontarem uma série de problemas no edital. Depois de meses sem manifestação, o órgão determinou no último dia 21 de janeiro que a prefeitura realizasse 15 alterações no texto.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

Além disso, a Assessoria Técnica do TCE encaminhou duas propostas para serem acrescentadas ao edital. Uma é a utilização de outros tipos de veículos para composição da frota operacional, como micro-ônibus. A outra é a disponibilização de terreno pertencente ao município para instalação da garagem.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Serviço de ônibus na cidade será concedido

“Muito contribuiria para descomplicar o expediente, quiçá com redução de custos, seria a utilização de terreno pertencente ao município para instalação da garagem, competindo à prefeitura, ao ensejo das modificações que desde já se fazem necessárias no edital, refletir sobre a possibilidade”, traz o documento assinado pelo conselheiro e relator do caso no TCE, Edgard Camargo Rodrigues.

Apesar das duas propostas serem apenas recomendações, o Governo Omar Najar (MDB) busca esclarecer se o terreno deveria ser disponibilizado gratuitamente ou se poderia ser estabelecido um preço público.

Atualmente, a Sancetur – empresa responsável pelo transporte na cidade e que está no terceiro contrato emergencial – utiliza uma área particular do prefeito como garagem sem nenhum custo. Antes da suspensão do edital, Omar chegou a declarar que cogitava alugar o terreno para a Sacentur caso ela vencesse a futura licitação.

Um dos pedidos de alteração feitos pelo TCE é para que a prefeitura retire do edital a obrigatoriedade dos ônibus serem licenciados em Americana. Em outubro do ano passado, o LIBERAL mostrou que a Sancetur opera na cidade com placas de outros municípios, o que desrespeita uma lei municipal que prevê que todos os veículos da concessionária local precisam ser licenciados e emplacados em Americana.

Apesar da lei estar em vigor, a avaliação inicial da administração é de acatar o apontamento do TCE, já que até os ajustes seriam pulicados, pode haver mudanças ou novas dúvidas que necessitem de consulta ao tribunal.

A prefeitura não informou se pretende revogar ou modificar a lei vigente sobre emplacamento para ônibus urbanos. Não há previsão para relançamento do edital corrigido.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

Confira o episódio desta semana do podcast Além da Capa, que trata sobre a entrega do novo Pronto Socorro do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana. A missão deste episódio é explicar os 11 anos que se passaram entre o anúncio e a entrega da obra:

{{1}}

Publicidade