28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

temporários

Prefeitura publica hoje classificação final de professores

Contrato dos substitutos que atuarão nas escolas da rede pública será de um ano, renovável por no máximo mais um

Por André Rossi

13 de agosto de 2019, às 08h04 • Última atualização em 13 de agosto de 2019, às 08h09

A Prefeitura de Americana publica nesta terça-feira a classificação final do processo seletivo para contratar 53 professores temporários substitutos. No entanto, até o fechamento desta edição, não estava definido se a listagem seria divulgada por meio da edição do Diário Oficial ou se seria necessária a publicação em uma edição extraordinária.

O LIBERAL questionou a assessoria de imprensa da prefeitura sobre qual era a previsão para os profissionais começarem a atuar a partir do momento que for homologado o processo seletivo. Não houve resposta até o fechamento.

Ao todo, foram 3.421 inscritos para as vagas. O contrato será de um ano, renovável por no máximo mais um. Segundo a prefeitura, os profissionais atuarão nas escolas da rede pública com o objetivo de suprir vacâncias, licenças, afastamentos e ausências dos titulares efetivos.

Em meados de julho, a expectativa do prefeito Omar Najar (MDB) era de que os temporários estivessem à disposição nas salas de aula ainda no segundo semestre deste ano letivo. A reportagem entrou em contato com a secretária de Educação, Evelene Ponce Media, para saber se havia uma data definida, mas ela também não respondeu.

O processo de contratação havia sido barrado pela Justiça em resposta a uma ação popular movida por três educadoras que foram demitidas no corte de servidores em estágio probatório, iniciado em 2017 para reduzir despesas com folha ao limite legal de 54% das receitas, segundo a prefeitura.

O município recorreu ao TJ (Tribunal de Justiça), que manteve a decisão de primeira instância. Entretanto, a continuidade da contratação foi liberada pelo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli no dia 4 de julho. O ministro entendeu que havia grave prejuízo à prestação de serviços essenciais.

Com isso, a prefeitura retomou o processo seletivo e divulgou em 20 de julho a classificação inicial dos candidatos. O cronograma estabeleceu prazo entre os dias 30 de julho e 7 de agosto para entrega dos documentos; os recursos puderam ser apresentados até 8 de agosto.

Publicidade