Prefeitura publica hoje classificação final de professores

Contrato dos substitutos que atuarão nas escolas da rede pública será de um ano, renovável por no máximo mais um


A Prefeitura de Americana publica nesta terça-feira a classificação final do processo seletivo para contratar 53 professores temporários substitutos. No entanto, até o fechamento desta edição, não estava definido se a listagem seria divulgada por meio da edição do Diário Oficial ou se seria necessária a publicação em uma edição extraordinária.

O LIBERAL questionou a assessoria de imprensa da prefeitura sobre qual era a previsão para os profissionais começarem a atuar a partir do momento que for homologado o processo seletivo. Não houve resposta até o fechamento.

Ao todo, foram 3.421 inscritos para as vagas. O contrato será de um ano, renovável por no máximo mais um. Segundo a prefeitura, os profissionais atuarão nas escolas da rede pública com o objetivo de suprir vacâncias, licenças, afastamentos e ausências dos titulares efetivos.

Em meados de julho, a expectativa do prefeito Omar Najar (MDB) era de que os temporários estivessem à disposição nas salas de aula ainda no segundo semestre deste ano letivo. A reportagem entrou em contato com a secretária de Educação, Evelene Ponce Media, para saber se havia uma data definida, mas ela também não respondeu.

O processo de contratação havia sido barrado pela Justiça em resposta a uma ação popular movida por três educadoras que foram demitidas no corte de servidores em estágio probatório, iniciado em 2017 para reduzir despesas com folha ao limite legal de 54% das receitas, segundo a prefeitura.

O município recorreu ao TJ (Tribunal de Justiça), que manteve a decisão de primeira instância. Entretanto, a continuidade da contratação foi liberada pelo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli no dia 4 de julho. O ministro entendeu que havia grave prejuízo à prestação de serviços essenciais.

Com isso, a prefeitura retomou o processo seletivo e divulgou em 20 de julho a classificação inicial dos candidatos. O cronograma estabeleceu prazo entre os dias 30 de julho e 7 de agosto para entrega dos documentos; os recursos puderam ser apresentados até 8 de agosto.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora