25 de abril de 2024 Atualizado 12:03

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Dengue

Prefeitura levanta índice de larvas de dengue em Americana

Agentes de programa de combate à dengue vão visitar três mil imóveis até fevereiro; nesta sexta, novo pregão está marcado para contratação de empresa

Por Marina Zanaki

09 de janeiro de 2020, às 08h48 • Última atualização em 09 de janeiro de 2020, às 09h15

A Prefeitura de Americana iniciou nesta quarta-feira (8) o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), conhecido como Índice de Breteau. Serão visitados três mil imóveis para apurar a presença de larvas em fase de desenvolvimento.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Clique aqui e envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

O levantamento será realizado entre a segunda semana de janeiro e a segunda semana de fevereiro por agentes do Programa Municipal de Combate à Dengue. O índice mapeia a densidade de larvas na cidade.

O LIRAa considerado satisfatório é aquele no qual menos de 1% dos imóveis visitados possuem larvas do mosquito. Percentuais entre 1% e 3,9% são considerados situações de alerta. Quando mais de 4% dos imóveis visitados possui larvas, há risco de surto da doença.

Foto: Arquivo / O Liberal
Desde o início de 2020, Prefeitura de Americana já realizou visitas a imóveis de seis bairros

Durante o último Índice de Breteau em Americana, realizado entre setembro e outubro do ano passado, o município havia alcançado índice satisfatório.

Em 2019, a cidade teve a terceira pior epidemia de sua história, com 4.573 casos e quatro mortes provocadas pela doença. Desde o início deste ano, nenhum caso foi contabilizado.

Combate

A Secretaria de Saúde vai contratar uma empresa para atuar no combate à dengue. Ao menos uma sessão do pregão para a escolha da melhor proposta foi realizada, mas não foi finalizada pois a prefeitura não conseguiu uma redução “significativa” no valor proposto. Uma nova sessão está marcada para esta sexta-feira (10).

Ouça o “Além da Capa”, um podcast do LIBERAL

Questionada sobre quando a empresa deve iniciar os trabalhos, a prefeitura disse que não é possível prever “em virtude da possibilidade de recursos na sessão”.

Enquanto isso, a prefeitura informou que em 2020 já foram realizadas visitas a imóveis nos bairros Antonio Zanaga, Jardim Boer, São Luiz, Cariobinha, Nova Americana e Jardim da Paz.

Outra ação realizada no combate ao mosquito Aedes aegypti é o recolhimento de materiais inservíveis. Entre setembro e dezembro de 2019, foram coletadas 63 toneladas de entulho em diversas regiões.

Publicidade