Prefeitura inicia desassoreamento do lago do Parque Ecológico

Hoje, os 28 macacos de diversas espécies que habitam as ilhas foram transferidos para uma área fechada até que os trabalhos sejam concluídos


Foto: Divulgação - Prefeitura de Americana
“Além do desassoreamento, ainda vamos reformar as ilhas dos primatas”, explicou o secretário de Cultura e Turismo, Fernando Giuliani

A Prefeitura de Americana, por meio das secretarias de Cultura e Turismo e de Obras e Serviços Urbanos, iniciou nesta segunda-feira (13), os procedimentos para o desassoreamento do lago do Parque Ecológico. Primeiramente, foram retirados os peixes da lagoa e transferidos para outros reservatórios localizados dentro do próprio parque. Hoje, os 28 macacos de diversas espécies que habitam as ilhas foram transferidos para uma área fechada até que os trabalhos sejam concluídos.

“A limpeza da lagoa se faz necessária porque estava muito rasa, o que poderia possibilitar a fuga dos maçados das ilhas, além de também causar danos aos peixes. Além do desassoreamento, ainda vamos reformar as ilhas dos primatas”, explicou o secretário de Cultura e Turismo, Fernando Giuliani. Os trabalhos serão realizados com a utilização de uma máquina dragline e de caminhões.

“O lago está com uma profundidade de 1,5 m, e a expectativa é de que sejam retirados 23 mil metros cúbicos de lama do local. Só para comparar, isso equivalerá a, aproximadamente, 2.300 viagens de caminhão com o material que sairá da lagoa”, avaliou o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Adriano Alvarenga Camargo Neves.

A previsão é de que os trabalhos estejam concluídos em 90 dias.

Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Americana.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora