Prefeitura entrega 432 escrituras na região do Zanaga

Vila Bela tem 256 lotes urbanizados, 128 casas e 48 sobrados; processo para regularizar durou 2 anos


A Secretaria de Habitação da Prefeitura de Americana entregou ontem as escrituras das 432 unidades que compõem o bairro Vila Bela, na região do Antônio Zanaga. A cerimônia ocorreu no ginásio do Ciep Professora Onivade Moura Brizola.

Construído a partir da década de 90, o bairro conta com 256 lotes urbanizados, 128 casas e 48 sobrados. O processo de regularização foi iniciado em 2017 pela Secretaria de Habitação, através do programa Cidade Legal, do governo do Estado, que realiza a regularização fundiária com menos burocracia do que os processos comuns.

O motorista caminhoneiro Eurides Domingos Tronquin, de 58 anos, foi um dos moradores que saiu do evento com a escritura em mãos. Ele se mudou para o bairro em 1994 e lembra dos desafios superados.

“Começamos a construir aos poucos e com muita dificuldade. Demorei dez anos para fazer minha casa por causa da dificuldade financeira mesmo. Então é aquela história. Se você compra um terreno, você não constrói. Se você tem dinheiro para construir, não tem para comprar o terreno”, comentou Tronquin.

O prefeito de Americana, Omar Najar (MDB), esteve no evento e elogiou o empenho da Secretaria de Habitação para regularizar o loteamento, que teve problemas na implantação.

“Essa área teve problemas de desapropriações, problemas de regularização de imóveis. A construção foi feita em sistema mutirão e existia uma série de empecilhos. O Charley (Petter Conrachione, secretário de Habitação) tem se empenhando e eu falei pra ele sempre procurar regularizar porque quem não tem o título, não tem o registro, não é dono e as famílias ficam assim, numa situação de vulnerabilidade. E a gente fica feliz de eles poderem ter os documentos em mãos”, afirmou Omar.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora