20 de abril de 2024 Atualizado 00:43

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Prefeitura doa área para Polícia Militar no Zanaga

Transferência permitirá que o Governo do Estado faça melhorias no prédio, ocupado desde 2007 pela corporação

Por André Rossi

06 de agosto de 2019, às 09h43 • Última atualização em 06 de agosto de 2019, às 09h46

A Prefeitura de Americana doou para o Governo do Estado de São Paulo uma área pública localizada na Avenida Nicolau João Abdalla, no Antonio Zanaga, na qual já está instalado o prédio da 1ª Companhia da PM (Polícia Militar). A lei que autorizou a transferência foi publicada no Diário Oficial do município no último sábado.

A área é ocupada pela PM desde 2007, quando o município a cedeu para uso da SSP (Secretaria de Segurança Pública). Na época, ela era ocupada pela 3ª Companhia, que foi transferida para Cosmópolis em 2016, dando lugar para a 1ª Companhia. Entretanto, sem que a mesma seja doada à PM, o Estado não pode arcar com nenhuma melhoria no espaço.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Comandante do Batalhão identificou a necessidade de realizar melhorias no prédio

O comandante do 19º BPMI (Batalhão de Polícia Militar do Interior), o tenente-coronel Luiz Horácio Raposo Borges de Moraes, assumiu o batalhão em 9 de janeiro e identificou a necessidade de realizar melhorias no prédio. A partir daí iniciou as discussões com a prefeitura sobre a possibilidade de a área ser doada.

“A gente até consegue fazer melhorias, mas aí junta comunidade, apoio de empresários, que não é o melhor caminho, mas é o que temos para hoje. A forma ideal é assim: transferir para que a gente possa, efetivamente, investir na área”, explicou Horácio.

De acordo com a prefeitura, estudos da Comissão de Avaliação de Imóveis e Preços Públicos estimam que o valor da área é de R$ 2.363.965,00. O prédio necessita de manutenção e reparos, além da construção de uma cobertura no estacionamento das viaturas, segundo a prefeitura.

Enquanto isso, o Governo do Estado de São Paulo abriu em maio uma licitação para construção da nova sede do 19º BPMI na Avenida Ângelo Pascote. O prédio será erguido em uma área que pertence ao Estado e fica ao lado do IC (Instituto de Criminalística).

Publicidade