Prefeitura de Americana suspende sistema radial no transporte público

Medida foi anunciada na tarde desta quarta-feira; usuários de ônibus reclamam de demora nas viagens e lotação


Vídeo:

A Prefeitura de Americana anunciou na tarde desta quarta-feira (16) a suspensão do sistema radial, implantado pela VPT (Viação Princesa Tecelã) há menos de um mês. O sistema, que obriga muitos passageiros a pegarem mais de um ônibus, é alvo de reclamações de usuários do transporte público.

Em vídeo publicado nas redes sociais pelo vereador Juninho Dias (MDB) (assista abaixo), o prefeito admite que a alteração foi uma experiência e pede desculpas aos usuários do transporte.

“Peço desculpas para vocês [população], foi uma experiência, e infelizmente não foi uma experiência válida, e a população tem sofrido muito. Já conversamos com o pessoal da VPT e a partir de sábado volta ao normal”, afirmou o prefeito.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Novos ônibus, de cor amarela, começaram a circular nesta segunda-feira em Americana

Desde o início do novo sistema, a Prefeitura de Americana diz que a Utransv (Unidade de Transportes e Sistema Viário) do município analisa a efetividade do sistema. Na semana passada, o prefeito Omar Najar (MDB) afirmou que, caso o sistema não funcionasse, seria interrompido.

Desde o fim de abril, com a mudança no sistema, o destino de todos os ônibus passou a ser o Terminal, no Centro. Os usuários que se deslocam para outros bairros precisam fazer a integração com outras linhas.

Para isso, o usuário deve utilizar o Cartão Mais Americana, que permite a integração gratuitamente durante uma hora e meia. A estimativa da empresa com o novo sistema era de que, com as alterações, as viagens tivessem uma redução de cerca de 20 minutos.

A previsão, entretanto, não foi concretizada. Houve reclamações de ônibus lotados e demora nas viagens.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!