25 de abril de 2024 Atualizado 12:01

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

SERVIÇO SUSPENSO

Prefeitura de Americana prevê retorno de cirurgias eletivas ainda neste mês

Ideia é retomar os procedimentos logo após a conclusão da reforma da Unidade de Cuidados Intermediários do Hospital Municipal

Por Rodrigo Alonso

09 de março de 2022, às 07h48

A Prefeitura de Americana prevê ainda para este mês o retorno das cirurgias eletivas na cidade. A ideia é retomar o serviço logo após a conclusão da reforma da UCI (Unidade de Cuidados Intermediários) do HM (Hospital Municipal) Dr. Waldemar Tebaldi. A administração espera entregar a obra na segunda quinzena de março.

Segundo o Executivo, há 533 cirurgias represadas, quantia acumulada desde 2017. Os procedimentos estão suspensos desde o início da pandemia. “Nos próximos dias, gradativamente, deve ser reaberto com o planejamento correto”, disse o prefeito Chico Sardelli (PV).

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

De acordo com a prefeitura, “agora, está sendo realizado um planejamento sobre a quantidade mensal que será possível realizar assim que as cirurgias forem retomadas, para diminuir essa quantidade acumulada ao longo desses cinco anos”.

Até então, o HM aguardava a estabilidade do cenário epidêmico do coronavírus (Covid-19) na cidade, que teve 48 mortos pelo vírus em janeiro e 40 em fevereiro, maiores números desde julho de 2021. A unidade suspendeu o serviço quando decretou estado de calamidade pública em razão da pandemia.

Neste período de suspensão, a rede municipal de saúde realizou apenas cirurgias de catarata e procedimentos pontuais de ortopedia. A administração apontou que, de 2019 até janeiro de 2022, promoveu 1.486 cirurgias de catarata: 336 em 2019, 230 em 2020, 842 em 2021 e 78 no primeiro mês deste ano.

Os trabalhos, inclusive, possibilitaram a redução do número de cirurgias represadas. Em outubro de 2021, conforme foi divulgado pelo LIBERAL, havia uma fila de 639 procedimentos, número que caiu 16,5% desde então.

Em novembro de 2021, ao assumir o cargo de diretora-superintendente da Fusame (Fundação de Saúde de Americana), Lilian Franco de Godoi dos Santos disse ao LIBERAL que sua prioridade era retomar as eletivas.

O assunto motivou cobranças do vereador Juninho Dias (MDB), que fez um requerimento no qual questiona a administração sobre a retomada dos procedimentos.

Publicidade