16 de abril de 2024 Atualizado 16:55

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Prefeitura de Americana irá comprar até 250 notebooks para professores

Investimento tem como objetivo amenizar as dificuldades impostas pelo ensino remoto na pandemia

Por Marina Zanaki

25 de outubro de 2020, às 14h17 • Última atualização em 25 de outubro de 2020, às 14h22

A Secretaria de Educação de Americana vai comprar até 250 notebooks para uso dos professores da rede municipal. O edital de licitação foi aberto esta semana e prevê gastar até R$ 1,2 milhão, com recursos próprios e verbas federais. A secretaria disse que o investimento foi motivado pelas dificuldades do ensino remoto, imposto pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

“O propósito da Secretaria de Educação é habilitar todos os recursos possíveis para atender os envolvidos no processo ensino-aprendizagem e assim mitigar as dificuldades impostas pela pandemia sobre toda a sociedade”, explicou a secretaria municipal.

Os equipamentos serão entregues às escolas, e a previsão é contemplar todas as unidades do município. No edital, estão previstos no mínimo 50 e no máximo 250 notebooks. “As quantidades são estimativas da Secretaria de Educação, não obrigando a administração à aquisição total”, traz o documento.

O edital já está disponível no site da Prefeitura de Americana e vai escolher a empresa que oferecer o menor preço por unidade. Na modalidade pregão eletrônico, a concorrência está marcada para o dia 6 de novembro, com cadastro inicial das propostas às 7h30.

A rede municipal de ensino vai manter o ensino remoto até o final do ano, após escuta à comunidade escolar constatar que mais de 70% dos pais ou responsáveis por alunos não querem o retorno presencial em 2020. Na rede infantil, esse percentual chega a 78%.

Questionada se os professores da rede municipal têm recebido suporte para o ensino remoto, a Secretaria Municipal de Educação disse que “foram disponibilizados, aos professores que solicitaram, computadores e notebooks, de acordo com as necessidades e disponibilidade de equipamentos”.

“Todas as unidades de ensino fundamental da Secretaria de Educação possuem laboratórios de informática com computadores e conexão de internet que estão disponíveis para utilização por toda a comunidade docente e discente da rede municipal”, informou a pasta ao LIBERAL.

Publicidade