18 de abril de 2024 Atualizado 22:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

No Cuca

Prefeitura de Americana estuda abrir cursos por demanda

Aulas poderão fazer parte da grade do Cuca para atender a demanda de especialização nas áreas em que há uma maior oferta de empregos na cidade

Por Leonardo Oliveira

18 de outubro de 2019, às 09h45

A prefeitura estuda implantar novos cursos no Cuca (Centro da Universidade do Conhecimento de Americana) para atender a demanda de especialização naquelas áreas em que há uma maior oferta por empregos na cidade. A informação foi divulgada nesta quinta-feira pelo secretário de Planejamento, Ângelo Sérgio Marton.

Para isso, a pasta deve fazer uma triagem de quais segmentos possuem um número maior de empregos disponibilizados no PAT (Posto de Atendimento Trabalhador). Neste mês, vigia e servente de pedreiro foram as oportunidades mais oferecidas no posto. O governo prevê novas disciplinas na área administrativa.

Foto: Thomaz Fernandes / Prefeitura de Americana
Aulas de costura industrial e modelagem sob medida voltaram à grade do Cuca após reforma na sede do órgão em Americana

“A gente tem o PAT, que é de onde vem toda a demanda de empregos que a cidade precisa. A gente pode fazer uma triagem e ver o que mais está tendo de oferta de emprego e tentar qualificar essa mão de obra para uma procura mais direcionada”, disse em entrevista coletiva.

Até o fim do ano, o foco da pasta, segundo Marton, é na ampliação das vagas para os cursos de costura industrial e modelagem. Hoje, há uma fila de espera de aproximadamente 200 pessoas. Para atender a essa demanda, foi anunciada nesta quinta a retomada destas aulas.

Depois de anos com turmas reduzidas, o Cuca foi reformado e hoje conta com 44 máquinas, número quatro vezes maior do que o de meses atrás. “Foi uma iniciativa do prefeito e também do secretário de Planejamento. Ele me convidou para dar uma repaginada aqui no Cuca. A gente descobriu que tinha um maquinário muito rico aqui, que a gente poderia estender à população”, afirmou a coordenadora do Cuca, Roseli dos Santos.

O imóvel recebeu pintura, implantação de instalações elétricas do padrão adotado por confecções e remodelação das áreas onde ficam dispensa, lavanderia e atendimento.

As mudanças já possibilitam o trabalho com mais alunos e aqueles que estão na lista de espera serão os primeiros contemplados com o curso gratuito.

O custo destes dois cursos será bancado por um convênio firmado com a Sicred e a Multilixo até o fim de 2020.

Publicidade