18 de abril de 2024 Atualizado 22:58

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Imposto

Prefeitura de Americana amplia prazo para pedido de isenção de IPTU

Por conta da pandemia da Covid-19, solicitações serão recebidas até o fim de abril

Por Heitor Carvalho

15 de dezembro de 2020, às 08h51 • Última atualização em 15 de dezembro de 2020, às 09h10

A Prefeitura de Americana anunciou a ampliação do prazo para que pedidos de isenção de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de pessoas físicas sejam feitos no ano que vem. A medida foi tomada por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Segundo a administração municipal, os pedidos serão realizados de 4 de janeiro até 30 de abril de 2021 apenas de maneira eletrônica. Em anos anteriores, os pedidos eram realizados presencialmente até o dia 28 de fevereiro.

Pedidos deixarão de ser feitos no Paço – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

Devido à pandemia e para evitar aglomerações, a Secretaria de Fazenda optou pelo pedido on-line e por estender o prazo para pedir a isenção. Dessa forma, a ida das pessoas à prefeitura é evitada.

Para solicitar a isenção o contribuinte deve acessar o site da prefeitura e clicar no banner “Isenção de IPTU”. Depois, é preciso fazer login com e-mail ou CPF e senha. É preciso se cadastrar antes. Após logar, a palavra “isenção” deve ser digitada no campo assunto. Depois, é preciso seguir as instruções, anexar, identificar os documentos pedidos e, por fim, clicar em protocolar.

Quem tem direito?
Entre os que têm direito ao benefício estão aposentados e pensionistas; portadores de deficiência física, sensorial, intelectual ou de doenças graves; além de desempregados, empregados registrados, afastados, autônomos, profissionais liberais e pessoas que recebem auxílio doença, auxílio acidentário de trabalho e pensão por divórcio.

No entanto, para ter acesso à isenção, o beneficiário deve possuir apenas um imóvel de até 150 m² em um terreno de até 360 m² e renda bruta de até três salários mínimos, além de não ter dívidas com a prefeitura.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

No caso dos portadores de doenças graves, a lei de isenção contempla enfermidades como cardiopatia grave, distrofia muscular, doença de Parkinson, esclerose múltipla, hanseníase, câncer, Aids, hepatopatia, autismo, entre outras enfermidades.

Segundo o Informativo Sócio-Econômico de Americana, publicado pela prefeitura, a cidade arrecadou cerca de R$ 72,3 milhões com o IPTU em 2019.

Publicidade