22 de abril de 2024 Atualizado 23:35

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Prefeitura de Americana abre licitação para dedetização

Serviço visa controlar a população de baratas, ratos e escorpiões em poços de visita das redes coletoras de esgoto

Por Marina Zanaki

17 de abril de 2021, às 08h44 • Última atualização em 17 de abril de 2021, às 08h45

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana abriu licitação para contratar uma empresa para dedetização na cidade. A vencedora da concorrência será responsável por realizar controle de baratas, ratos e escorpiões em poços de visita das redes coletoras de esgoto.

A empresa vai fornecer insumos, materiais, mão de obra e equipamentos necessários para o serviço. A autarquia calcula que serão tratados 10 mil poços de visitas espalhados pelas ruas da cidade. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em 12 meses.

A licitação será na modalidade de pregão presencial, que será realizado em 6 de maio na sede do DAE. O edital está disponível no site da autarquia.

Americana convive com um grande número de escorpiões em suas redes de esgoto, que provocam anualmente diversos acidentes. Entre janeiro e novembro do ano passado, a cidade registrou 362 casos envolvendo os animais.

A cidade é uma das que mais captura e encaminha escorpiões para o Instituto Butantan, em São Paulo, para a produção de soro. Em 2019, o município recolheu 20 mil animais. Entre janeiro e novembro de 2020, foram 15,8 mil.

A reportagem pediu à prefeitura uma atualização dos números de acidentes e capturas de escorpiões referentes ao ano passado e este ano, mas o município não respondeu até o fechamento da edição.

A cidade voltou a realizar a dedetização como forma de combate aos escorpiões em 2019, após ter abandonado a prática na década de 1990. A aplicação de veneno havia sido deixada de lado pois a cidade optou por fazer o combate desses animais por meio da captura noturna.

Contudo, após aumento nos acidentes com escorpiões, o DAE retomou a aplicação de inseticida contra baratas como forma de combate, já que elas são o principal alimento desses animais.

Entre outubro de 2019 e novembro de 2020, a terceirizada Sime Prag do Brasil realizou o combate de pragas na cidade. O LIBERAL questionou o DAE se não havia possibilidade de renovar o contrato com a empresa para continuidade da prestação dos serviços, mas a autarquia não respondeu.

Publicidade