28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Prefeitura anuncia redução de leitos de UTI para Covid no Hospital Municipal

Após constatar ocupação abaixo de 50% nas últimas sete semanas, HM decidiu reduzir leitos intensivos mobilizados exclusivamente para a doença

Por Marina Zanaki

18 de agosto de 2021, às 07h36

Nesta terça-feira, nove leitos estavam sendo utilizados - Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi vai reduzir de 30 para 20 as vagas de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Covid-19. A mudança passa a valer na sexta-feira e foi adotada em razão da baixa taxa de ocupação. Nas últimas sete semanas, esteve sempre abaixo dos 50%. Nesta terça-feira, nove leitos estavam sendo utilizados. No pior momento da pandemia, a lotação foi máxima.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Outra mudança anunciada foi um redimensionamento dos profissionais mobilizados para a doença. Até então eram três médicos dedicados exclusivamente aos pacientes Covid, mas a partir de agora serão dois profissionais. Já a enfermaria seguirá com os 35 leitos, sem redução.

Segundo o hospital, a decisão foi tomada após avaliações da equipe técnica em relação às últimas taxas de ocupação dos leitos de UTI e para atender a uma demanda de outras doenças.

“Trata-se de uma realocação estratégica dos leitos, até porque há uma necessidade para outras doenças e agravos. Mas é claro que em caso de recrudescimento da pandemia o hospital terá que reativar esses leitos novamente. Com o ritmo da vacinação e a queda nas internações em relação ao mês de julho, nós esperamos e torcemos para que isso não seja mais preciso”, declarou o superintendente da Fusame (Fundação de Saúde de Americana), Edson Eduardo Pramparo.

Secretário Municipal de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira destacou que a redução não significa que o município está “baixando a guarda” contra a pandemia.

“As equipes técnicas avaliaram por mais de sete semanas e sempre com ocupação abaixo dos cinquenta por cento. É claro que, num primeiro sinal de alerta, o processo terá que ser revisto e uma nova adequação será feita”, garantiu Danilo.

A queda nas taxas de ocupação ocorre tanto na rede pública quanto privada. O LIBERAL mostrou que o total de pacientes internados nos quatro hospitais da cidade com leitos Covid é semelhante ao cenário de fevereiro, antes do recrudescimento da pandemia.

O Hospital São Lucas, por exemplo, registra pelo segundo dia consecutivo enfermaria Covid sem nenhum paciente. No total, estão internadas 46 pessoas nos quatro hospitais, 28 delas com respiradores.

A Secretaria de Saúde avaliou que a diminuição das internações está relacionada, em grande parte, ao avanço da vacinação no município. Entre a população com mais de 18 anos, 91% recebeu a primeira dose e 38% completou o esquema vacinal.

Publicidade