16 de setembro de 2021 Atualizado 11:40

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Policiamento é reforçado no Centro com o início do horário estendido do comércio

Forças de segurança estimam aumento de 50% no número de agentes atuando na região central

Por Leonardo Oliveira

07 dez 2020 às 13:41 • Última atualização 07 dez 2020 às 13:56

A PM (Polícia Militar) e a Gama (Guarda Municipal de Americana) aumentaram em cerca de 50% o número de agentes no Centro de Americana desde o fim da última semana.

A medida ocorre para reforçar o policiamento durante o período em que o comércio funciona com o horário estendido.

Nessa época, é esperado um aumento no número de furtos – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

As duas forças de segurança que atuam na fiscalização preventiva discutiram, em conjunto, um cronograma para ampliar a atuação durante o mês de dezembro. Nessa época, é esperado um aumento no número de furtos, por isso a necessidade da operação, afirma o capitão Antonio Carlos Rugero Filho, comandante da 1ª Companhia da PM, responsável pelo policiamento na cidade.

“O furto simples nessa época do ano é o delito que mais aumenta. É o furto do celular, da bolsa. Durante a Operação Natal a gente vai direcionar o policiamento para atuar de forma exclusiva nas regiões comerciais. Nós mapeamos as regiões onde há concentração de comércio. Nós direcionamos o policiamento complementar ao já existente nesses locais no período de compras”, disse em entrevista ao LIBERAL.

Rugero orientou que os consumidores que forem até o Centro tenham cuidado. “Principalmente as mulheres, manter sempre a vigilância sobre a bolsa, trazer ela junto ao corpo, evitar manusear dinheiro vivo na frente de mais pessoas. Prestar bem atenção ao fazer o uso do cartão para evitar a clonagem, ao estacionar o veículo verificar se a área é segura, evitar pontos onde há baixa luminosidade artificial, se possível fazer uso de estacionamento privado”, aconselhou.

A PM começou o patrulhamento estendido no último sábado e prevê manter dessa forma até o dia 25 durante todo o período em que o comércio ficará aberto.

De segunda a sexta, as lojas vão funcionar das 9h às 21 horas; aos sábados das 9h às 18h ; e das 9h às 15h aos domingos.

Já a Gama iniciou a operação na última sexta-feira, com mais patrulheiros no Centro e em nichos comerciais do São Vito, Jardim Ipiranga, Cidade Jardim e Zanaga.  

Além disso, as câmeras que a corporação têm na região central foram todas direcionadas para o Calçadão. “Qualquer anormalidade ou ação criminosa, a gente pode verificar pelas câmeras e acionar as viaturas”, afirmou o comandante Marcos Guilherme.

Além do patrulhamento preventivo, a Gama também tem como atribuição fiscalizar o comércio ambulante. Por isso, o comandante da corporação fez um apelo para que eles se credenciem na prefeitura

“É bom orientar as pessoas que queiram fazer esse tipo de comércio, que vão até a prefeitura fazer um cadastramento e também ali vão saber de que forma eles podem trabalhar e onde eles podem trabalhar”, acrescentou.

Publicidade