25 de abril de 2024 Atualizado 00:11

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Policiais da região terão atendimento psicológico gratuito na FAM

Iniciativa vai atender policiais militares e civis de Americana e Santa Bárbara, e patrulheiros da Gama a partir de fevereiro

Por Leonardo Oliveira

03 de fevereiro de 2020, às 08h04 • Última atualização em 03 de fevereiro de 2020, às 08h26

Integrantes da PM (Polícia Militar), Gama (Guarda Municipal de Americana) e Polícia Civil vão contar com atendimento psicológico gratuito na FAM (Faculdade de Americana) a partir de fevereiro. A iniciativa se estenderá também aos familiares dos agentes de segurança.

Foto: Divulgação
Parceria entre FAM e órgãos de segurança foi sacramentada na semana passada

O atendimento será feito na Clínica Escola de Psicologia da faculdade. Nesse espaço, estudantes do último ano do curso de psicologia realizam atendimentos, supervisionados pelos professores. A coordenadora e responsável técnica da clínica é a professora Aracele Tomiato.

As consultas serão em grupo, mas podem ser individualizadas em casos emergenciais.

As informações foram divulgadas ao LIBERAL pelo presidente do Rotary de Americana, César Miletta. O órgão foi procurado pela FAM e com o apoio do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) intermediou o contato entre a faculdade e as forças de segurança do município.

“Os policiais sofrem com transtornos mentais. A depressão em policiais é muito grande. Eles nunca tiveram uma assistência social. É uma ajuda muito grande. Isso vai se refletir no próprio cidadão. O policial que tem essa assistência psicológica trabalha mais motivado”, destaca Miletta.

Uma reunião com os líderes das corporações sacramentou a parceria na semana passada. Poderão ter acesso aos atendimentos gratuitos policias do 19° BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), responsável pelo policiamento em Americana e Santa Bárbara d’Oeste, dentre outras cidades, além dos policiais civis da área da Delegacia Seccional de Americana e integrantes da Gama.

Segundo Miletta, quando um agente precisar de uma consulta, pegará um encaminhamento com seu superior e irá até a clínica. Lá, participará de uma sessão em grupo. Em casos emergenciais, o atendimento pode ser feito de maneira individual. Aos familiares, a orientação é procurar diretamente a faculdade.

“É uma iniciativa muito bacana. Pelo fato da nossa profissão ser bem complexa, estressante e arriscada, por vezes o policial é levado a uma situação em termos de estresse, de tensão muito grande. Essa parceria vai ser muito proveitosa já que é uma ajuda a mais para esse profissional, para se equalizar e poder prestar um melhor atendimento a população”, afirmou o tenente-coronel Luiz Horácio Raposo Borges de Moraes, que comanda o 19° BPM/I.

Publicidade