18 de março de 2024 Atualizado 22:46

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Polícia e MP investigam terapeuta disseminador de fake news

Inquérito policial apura suposto crime de exercício ilegal da medicina por parte do terapeuta Jaime Bruning, que atende em uma clínica em Americana

Por Marina Zanaki

23 de fevereiro de 2020, às 09h13 • Última atualização em 23 de fevereiro de 2020, às 18h19

A Polícia Civil de Americana investiga possível crime de exercício ilegal da medicina pelo terapeuta Jaime Bruning. A clínica onde ele faz suas avaliações, no Jardim São Paulo, foi alvo de mandado de busca e apreensão em janeiro.

Em novembro, Jaime Bruning apareceu em um relatório nacional sobre fake news na área da saúde. Ele foi considerado o principal disseminador de notícias falsas no YouTube – três de seus vídeos sobre vacinas possuem, juntos, mais de 3 milhões de visualizações.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Em janeiro, a Polícia Civil cumpriu mandado de busca e apreensão em clínica de terapeuta, localizada no Jardim São Paulo

No mesmo mês, o Ministério Público pediu à polícia que instaurasse inquérito para investigar a conduta do terapeuta após ter conhecimento, por notícias veiculadas no LIBERAL, de que ele faz propaganda antivacina na internet.

O MP apontou que Jaime também veicula conteúdo de cunho medicinal com anúncios de curas para doenças como diabetes e câncer “em regra, de modo infalível e por meio de procedimentos não usuais (uso de argila etc.)”.

A Promotoria lembra que não existem mecanismos “infalíveis” de cura quando se trata de enfermidades. Nas redes sociais, o terapeuta também já divulgou conteúdos falsos sobre doenças como dengue, microcefalia e febre amarela.

Além disso, o MP aponta que Jaime mantém uma clínica para atendimento de pacientes sem que possua formação na área médica. A Promotoria pede que a polícia investigue os anúncios e que apure se de fato o terapeuta atende pacientes e em quais circunstâncias.

No dia 15 de janeiro, a polícia cumpriu um mandado de busca e apreensão na clínica. De acordo com o boletim de ocorrência, foi encontrada uma “grande quantidade” de ervas embaladas e prontuários de clientes.

No momento da abordagem, estavam no local cinco funcionários, além do próprio terapeuta. Foram apreendidas diversas ervas, prontuários, livros, embalagens, formulários e HDs de computadores para perícia.

A Vigilância Sanitária de Americana foi chamada para acompanhar a polícia na ação. No momento da inspeção, a unidade verificou problemas como a ausência de certificado referente à habilitação profissional de Jaime. A clínica não possui alvará de utilização do prédio, mas tem até 60 dias para regularizar a situação.

Na quinta-feira, a reportagem apurou que a clínica prossegue em funcionamento, cobrando R$ 110 por uma avaliação e prescrição de tratamento.

Promotores e delegado não comentaram o andamento das investigações. Tanto Jaime Bruning quanto seu advogado foram procurados, mas disseram que não iriam se posicionar até a conclusão dos inquéritos.

Em novembro, o terapeuta respondeu ao LIBERAL que acredita “100%” nas informações que veicula na internet “porque são testadas pela sabedoria insuperável do inconsciente com o qual lido há mais de 20 anos”.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

A mobilização em Americana e Santa Bárbara em torno do Carnaval, a festa mais popular do País, é o assunto dessa edição do podcast “Além da Capa”. Ouça:

{{1}}

Publicidade