19 de abril de 2024 Atualizado 12:15

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana e SB

PM propõe convênios por mais segurança no trânsito

Tenente-coronel Horácio se reuniu com Omar Najar e Denis Andia neste mês; Semana Nacional do Trânsito foi celebrada entre os dias 18 e 25

Por Guilherme Magnin

26 de setembro de 2019, às 07h29

O tenente-coronel Luiz Horácio Raposo Borges de Moraes, comandante do 19º BPMI (Batalhão de Polícia Militar do Interior), se reuniu na primeira quinzena deste mês de setembro com os prefeitos Omar Najar, de Americana, e Denis Andia, de Santa Bárbara d’Oeste, a fim de propor convênios em prol do aumento da segurança no trânsito.

Um eventual acordo teria foco em quatro tópicos, de acordo com a PM (Polícia Militar), que seriam a redução das mortes, diminuição das vítimas de lesões corporais, melhorias na fiscalização e o combate à desordem nas vias públicas.

Foto: Polícia Militar / Divulgação
Prefeito de Americana, Omar Najar, recebeu no início do mês o tenente-coronel Horácio para falar sobre convênio

Na prática, a ideia, que foi proposta dias antes da Semana Nacional do Trânsito, celebrada desde o dia 18 até ontem, dia 25, permite à PM autuar sobre infrações cuja responsabilidade de fiscalização é do município, com em estacionamento irregular e perturbação do sossego, por exemplo.

“A prefeitura só precisa dar o aval, precisa fazer o projeto de lei, encaminhar, a câmara aprovar e aí, com base nisso, é firmado o convênio de trânsito. O convênio visa possibilitar à Polícia Militar fazer a fiscalizações que são hoje competências do município. A gente imagina que, com uma maior fiscalização de trânsito, isso tende a atuar na diminuição desses números”, comentou Horácio, lembrando que cidades como Artur Nogueira e Engenheiro Coelho, que firmaram convênios semelhantes, têm resultados positivos.

A PM destacou que os prefeitos de Americana e Santa Bárbara se comprometeram a encaminhar a oferta aos respectivos setores jurídicos para apreciação. As propostas não envolvem custos aos municípios.

Conscientização

Durante Semana Nacional do Trânsito, policiais do 19º BPMI realizaram trabalhos de conscientização com estudantes de escolas públicas e também particulares das cidades de Americana, Santa Bárbara D’Oeste, Cosmópolis, Artur Nogueira e Engenheiro Coelho, contando inclusive com a distribuição de uma cartilha com dicas de segurança no trânsito.

“Foi uma iniciativa muito boa, uma primeira vez que a gente fez esse trabalho. A gente realizou essa ação na semana passada em algumas escolas e houve policiais relatando para a gente que várias outras escolas solicitaram essa ação nossa, então esse feedback foi muito positivo”, enalteceu o tenente-coronel.

Publicidade