23 de abril de 2024 Atualizado 09:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Vacinação

Percentual de vacinação em Americana é o maior da região

Secretaria de Saúde avalia que poderia ter vacinado número maior caso tivesse recebido “quantidades compatíveis”

Por Marina Zanaki

24 de fevereiro de 2021, às 09h07 • Última atualização em 24 de fevereiro de 2021, às 10h59

Americana tem o maior percentual de vacinados contra o novo coronavírus (Covid-19) na RPT (Região do Polo Têxtil), com 3,9% da população imunizada. Foram vacinadas até o momento (com primeira ou segunda dose) 9.518 pessoas na cidade, ante uma população estimada em 242 mil moradores segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A Secretaria de Saúde de Americana disse que “pautou a campanha na organização do serviço, na capacitação sobre os protocolos e no aproveitamento da expertise dos profissionais que já realizam as tradicionais campanhas de vacinação”.

A pasta municipal avalia que poderia ter vacinado um número maior de pessoas, mas que para isso seria necessário que a vacina estivesse disponível em “quantidades compatíveis”.

“Infelizmente, a cobertura vacinal está sendo feita proporcionalmente ao número de doses que o município recebe. Mas, de acordo com o volume recebido, foi possível superar as metas estabelecidas”, disse a pasta municipal.

Apesar de ser a cidade com maior percentual na região, Americana está distante dos municípios com maior vacinação no Estado de São Paulo.

São Caetano do Sul lidera o ranking de imunização no estado, com 9% da população protegida com ao menos uma dose. Apesar de ter uma população inferior a Americana, com 161 mil habitantes, a cidade já vacinou 14.603 pessoas.

A Secretaria de Estado da Saúde calcula o número de doses contra coronavírus com base nas estimativas de público-alvo da campanha da gripe.

Na RPT, Santa Bárbara d’Oeste está em segundo lugar no percentual de doses aplicadas em relação à população. A cidade imunizou 6.016 pessoas, um total de 3%.

Nova Odessa tem o menor percentual na região, tendo vacinado somente 2,2% da população. “Nossa estratégia é usar agendamento. Mas estamos limitados pela quantidade de doses que recebemos”, declarou a enfermeira Paula Mestriner, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da cidade.

O Brasil contabiliza 5,9 milhões de doses aplicadas, correspondente a 2,83% da população.

Cobrança
O Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas) exige do Ministério da Saúde o envio de mais vacinas e cobra esclarecimentos sobre a orientação de estocar imunizante para segunda dose.

Na última sexta-feira, a pasta federal orientou os prefeitos a aplicarem todo conteúdo de um novo lote de 4,7 milhões de vacinas como 1ª dose.

“A preocupação dos prefeitos da RMC é que, com a demora em receber o imunizante para os grupos prioritários, a mudança de estratégia possa levar a perda da validade da primeira dose aplicada”, disse a Prefeitura de Campinas.

Publicidade