28 de março de 2024 Atualizado 18:57

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Entrevista

“Peço um voto de confiança”, diz novo dirigente de ensino de Americana

Professor Haroldo Ramos Teixeira foi escolhido em processo seletivo para chefiar a Diretoria Regional de Ensino de Americana

Por Marina Zanaki

23 de fevereiro de 2020, às 18h05 • Última atualização em 24 de fevereiro de 2020, às 13h29

Novo dirigente estadual de ensino de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste, o professor Haroldo Ramos Teixeira tem como prioridade a melhora nos índices de aprendizagem e a replicação de boas práticas, principalmente aquelas que garantem bons resultados no ensino integral.

Em entrevista ao LIBERAL, o professor formado em Letras e com especialização em gestão escolar pediu à comunidade “um voto de confiança”.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Haroldo, que era professor em Nova Odessa, será responsável por diretoria que representa 80 escolas e 35 mil alunos na região de Americana

O dirigente foi nomeado por meio do processo seletivo Líderes Públicos, que escolheu profissionais para ocupar os cargos de gestão das diretorias de ensino com base em currículo, trajetória acadêmica e desempenho em entrevistas.

Antes de ser escolhido como novo dirigente, o professor atuava como diretor da escola estadual Professora Dorti Zambello Calil, em Nova Odessa. Haroldo assumiu o cargo no mês passado, passando a ser responsável pela gestão de 80 escolas e 35 mil alunos na região.

Como avalia ter sido escolhido por meio de um processo seletivo?

Haroldo Ramos Teixeira 

A Secretaria trabalha com valores como foco na aprendizagem, equidade e inovação. Acredito que o processo seletivo foi uma inovação dentro do cenário. Senti uma boa aceitação, fui muito bem recebido na Diretoria de Ensino de Americana. Foi uma escolha por competência. Senti que tive uma credibilidade por ter passado pelo processo, e facilitou minha aceitação aqui dentro. Vou liderar equipe de supervisores, 80 diretores das três cidades. É uma rede com 35 mil alunos.

Qual sua prioridade enquanto dirigente de ensino?

Haroldo Ramos Teixeira 

A primeira medida é a questão pedagógica, o foco na aprendizagem. Dentro da Diretoria de Americana temos escolas com índices altíssimos de aprendizagem. Podemos aproveitar dentro da nossa rede as boas práticas para replicar para outras escolas da própria rede, e isso é possível fazer.

Com essa articulação dos setores, podemos produzir conteúdo para compartilhar na formação da nossa própria rede, dentro do que a Secretaria de Educação já oferece. Por exemplo, existe uma ferramenta de gestão chamada MMR – Método de Melhoria de Resultado. Você consegue mapear por escola a sua fragilidade e sua potencialidade. A partir desse mapa, consegue delimitar a ação para sanar aquela fragilidade. Com a replicabilidade das boas práticas, a gente consegue alcançar.

Na função que ocupo de gestor da diretoria de ensino, não posso esquecer em nenhum momento o aluno que está na sala de aula. Precisa fortalecer o profissional que está atuando, cuidar das pessoas. Mas precisa ter comunicação, bom engajamento, valorizar talentos para replicar boas práticas. O principal é um trabalho em equipe. É uma gestão baseada na ética, transparência e no regime da colaboração.

Entraram em vigor as mudanças no calendário escolar, que conta com férias no meio do ano e dois recessos entre bimestres. O senhor vai retomar conversas com municípios e particulares para unificar calendário?

Haroldo Ramos Teixeira 

Precisamos, sim, retomar, pois entendo que o município tem dinâmica diferente de recursos humanos em relação ao Estado. Para a mudança, não deu para fazer todos juntos. Tem uma conversa para alinhar município e Estado para trabalhar com o mesmo calendário. Acredito que quando conseguir unificar, talvez as particulares também vão aderir. E tem as outras, por exemplo, Senai, Senac. São instituições grandes e nossos alunos também frequentam as escolas.

O objetivo do calendário é pedagógico. Do primeiro bimestre para o segundo você para uma semana para o aluno descansar, e é um momento importante para escola alinhar e replanejar seu trabalho. E o mais importante é no meio do ano. Férias de 30 dias atrapalha o rendimento escolar, porque é muito tempo fora da escola. Reduzindo para duas semanas, conseguimos ter uma aprendizagem melhor.

Levantamos que, na primeira semana de aulas, ainda havia vagas abertas para professores no ensino integral. Foi possível preencher o quadro de profissionais dessa modalidade na região?

Haroldo Ramos Teixeira 

Foi resolvido com atribuição de aulas. Saiu um decreto do governo muito importante que regulamentou que a categoria O [professores temporários] também pode participar do processo do ensino integral. Com isso, conseguimos corrigir a demanda e conseguimos completar o quadro de professores.

Essa mudança de incluir categoria O no integral é recente?

Haroldo Ramos Teixeira 

Isso, foi uma novidade desse ano. A escola integral é um sucesso, e a ideia é replicar boas práticas da escola integral para escolas regulares e aumentar número de escolas de período integral. Com esse aumento, precisa de mais professores. Essa barreira que existia na lei não existe mais, porque dá para todo mundo participar.

Gostaria, por fim, de pedir para população e sociedade em geral acreditar no trabalho da educação. Temos profissionais na rede capacitados, pensando no aluno. Gostaria de um voto de confiança da sociedade, dos pais, nesse início de trabalho.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

A mobilização em Americana e Santa Bárbara em torno do Carnaval, a festa mais popular do País, é o assunto dessa edição do podcast “Além da Capa”. Ouça:

{{1}}

Publicidade