29 de março de 2024 Atualizado 11:51

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Felinos

Parque Ecológico prepara exibição de casal de onças neste sábado

As onças passam por processo de aproximação programada há 11 meses no parque em Americana

Por Stela Pires*

19 de maio de 2022, às 17h14

O Parque Ecológico Municipal “Cid Almeida Franco”, de Americana, deve apresentar ao público, neste sábado (21), as onças Sheila e Pantanal juntas pela primeira vez.

Elas formam um casal e a fêmea, Sheila, uma onça-preta, está há 11 meses no parque e, desde então, entrou em um processo de aproximação programada com a onça-pintada macho, chamado de Pantanal.

Onça Sheila está no Parque Ecológico há 11 meses – Foto: Marília Pierre / Prefeitura de Americana

No primeiro momento, o casal pôde perceber a presença um do outro apenas pelo cheiro, já que estavam em recintos separados. Depois, revezaram os recintos e, posteriormente, puderam fazer contato visual.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Há cerca de 1 mês, as onças convivem sem barreiras físicas entre elas, na parte reservada do recinto. Agora, neste sábado, os visitantes poderão ver o casal pela primeira vez junto.

“A vinda da onça-preta Sheila faz parte das atividades de preservação da vida animal e estamos muito ansiosos para que o casal possa ser visto pelo público”, disse a secretária de Cultura e Turismo, Marcia Gonzaga Faria.

Sheila será vista junto do macho Pantanal a partir de sábado – Foto: Marília Pierre / Prefeitura de Americana

PRESERVAÇÃO
A onça-pintada é atualmente uma das espécies brasileiras mais ameaçadas de extinção, agora há a expectativa do acasalamento e da reprodução para preservar a espécie.

A onça-preta, que é da mesma espécie que a onça-pintada, chegou a Americana em julho de 2021, depois de uma extensa pesquisa sobre compatibilidade entre as onças de todo o País.

*Estagiária sob supervisão de Guilherme Magnin.

Publicidade