17 de abril de 2024 Atualizado 23:47

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Parque Ecológico, 35 anos: referência no turismo

Zoológico de Americana, que atrai 350 mil visitantes por ano, faz aniversário neste sábado

Por Valéria Barreira

11 de outubro de 2019, às 09h59 • Última atualização em 11 de outubro de 2019, às 12h46

O Parque Ecológico Engenheiro Cid Almeida Franco chega aos 35 anos de fundação neste sábado como referência no turismo em Americana. O local atrai, em média, 350 mil visitantes por ano. Levantamento feito a partir das excursões que visitam o zoológico aponta que 80% deles são de outros municípios do Estado.

Para o secretário de Cultura e Turismo, Fernando Giuliani, ao atrair turistas para o município o parque desempenha papel importante também na economia local. “Os visitantes de fora acabam consumindo em outros segmentos, como restaurantes e postos de combustíveis. Isso beneficia o município como um todo”, avalia.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Casal de araras azuis, uma das espécies em extinção acompanhada de perto pela equipe do Parque Ecológico

A vice-presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), Roseli dos Santos, conta que em pesquisa feita em 2017, durante a elaboração do Plano Diretor de Turismo de Americana, o Parque Ecológico foi o local mais citado pelas pessoas que visitam a cidade, atrás apenas da Basílica Santuário Santo Antonio de Pádua.

“O parque é fundamental na atração de turistas para Americana e aí acontecem duas situações. Ou eles passam o dia inteiro no interior do parque, desfrutando do que o local oferece, ou aproveitam o passeio para conhecer também outros pontos da cidade e acabam consumindo por aqui, principalmente no ramo da gastronomia”, reforça Roseli.

Entre as cidades que mais visitam o zoológico estão Campinas, Limeira, Hortolândia, Engenheiro Coelho, Itupeva, Santa Bárbara, Leme, Rio Claro e Atibaia.

Foto: William Gregio
80% dos visitantes do Parque são de outros municípios do Estado

Para Fernando Giuliani, a grande área verde, o número de animais e o trabalho feito pelo parque priorizando a preservação e reprodução das espécies ajudam a alavancar o interesse dos visitantes pelo local.

“Fora de Americana as pessoas já associam o nome da cidade ao parque. A sua atuação na área de conservação e preservação ambiental atrai, também, muitos estudantes e o coloca como extensão das salas de aula”, completa.

Especial

Em comemoração aos 35 anos, o LIBERAL veicula neste sábado um suplemento especial sobre o Parque Ecológico. Os leitores poderão conhecer mais sobre o trabalho feito com as espécies e sobre as benfeitorias promovidas desde que começou a cobrança de bilheteria, no ano passado.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Parque Ecológico completa 35 anos neste sábado

Em especial para as crianças, o suplemento trará passatempos com caça-palavras, palavra cruzada e pintura. O destaque é o papagaio de peito roxo, que estampa os ingressos para o zoo.

“A ideia do suplemento especial sobre o Parque Ecológico é uma maneira de nós, como um tradicional órgão de imprensa de Americana, registrarmos na história e valorizarmos um espaço que é um marco e um orgulho para o município. Pelo LIBERAL, seja na internet, nas rádios ou na versão impressa, o leitor, em qualquer época, vai entender o que o zoológico significa para a nossa comunidade”, explica João Colosalle, editor-executivo do Grupo Liberal.

Publicidade