29 de março de 2024 Atualizado 08:35

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Boas Histórias

Parceria do Rotary e CVV cria programa de combate à depressão

Grupo de psicólogos vai fazer a diferença no combate à depressão e prevenção ao suicídio, através de parceria do Rotary Americana com o CVV

Por Valéria Barreira

28 de agosto de 2019, às 07h40 • Última atualização em 28 de agosto de 2019, às 09h27

Um grupo de psicólogos de Americana vai fazer a diferença no combate à depressão e prevenção ao suicídio. Eles se reúnem hoje à noite para acolher e ouvir, voluntariamente, pessoas que andam tristes e estão precisando de ajuda para seguir em frente e redescobrir o colorido da vida.

O encontro, uma iniciativa em conjunto entre o Rotary Americana e o CVV (Centro de Valorização da Vida), ocorre no Edifício Rotary, localizado na Rua Fernando de Camargo, 895, Centro, a partir das 19h30.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Ana Carolina Barufaldi e César Miletta: parceria em prol da saúde mental

“Queremos oferecer um espaço onde as pessoas possam desabafar e compartilhar o que sentem, sem julgamentos”, diz a psicóloga Ana Carolina Barufaldi, que integra o grupo de oito psicólogos da iniciativa.

Segundo ela, as pessoas que procurarem ajuda serão acolhidas e receberão o apoio que precisam. Em princípio, os encontros ocorrerão uma vez ao mês, mas a periodicidade pode ser ampliada dependendo do número de pessoas que buscarem ajuda.

O presidente do Rotary Americana, César Miletta, destaca que a iniciativa nasceu a partir de uma campanha contra o suicídio promovida pelo órgão. “Nosso objetivo é chamar atenção para o problema. Queremos mostrar que a depressão é uma doença e como qualquer outra precisa ser tratada”.

O Rotary distribuiu panfletos no último sábado, no Centro de Americana, divulgando a iniciativa e chamando a atenção para a ajuda que está sendo oferecida.

“Muitas pessoas que estão com depressão não conseguem perceber que estão doentes e necessitando de apoio. Então é importante que elas sejam orientadas por um amigo ou familiar a aproveitar essa oportunidade e assim receber a ajuda que precisam”, explica Miletta.

Foto: Adobe Stock
19h30: Horário do encontro desta quarta-feira no Edifício Rotary, no Centro

Para participar dos encontros com os psicólogos, a única exigência é ter idade mínima de 16 anos. Todo o apoio será gratuito, e os quadros mais graves de depressão identificados pelos profissionais poderão ser encaminhados para atendimento fora do grupo.

Ana Carolina e Miletta destacam que a inciativa está aberta a mais psicólogos que queiram aderir e colaborar voluntariamente no atendimento a essas pessoas.

“Buscamos mais profissionais que possam doar uma ou duas horas semanais do seu tempo para ajudar a atender os quadros mais graves, que precisam de ajuda imediata e não podem pagar pelo tratamento”, cita a psicóloga, chamando atenção para a importância do apoio e acolhimento no combate à depressão e consequente prevenção ao suicídio.

Ana Carolina destaca que a depressão é o mal do século, um problema desencadeado por vários fatores, entre eles o estresse e a dificuldade em lidar com as frustrações.

“Escutar o que essas pessoas tem a dizer, sem desprezar o que sentem, é muito importante. Levantamentos apontam que uma parcela significativa da população sofre do problema. Às vezes, o depressivo está ao lado e ninguém percebe. É muita gente precisando de ajuda. São pessoas que sofrem sozinhas e que necessitam de apoio para virar o jogo antes que cheguem ao seu limite”, completa.

Se você conhece uma boa história que todo mundo merece saber, conte para a gente! Ela pode virar uma reportagem no LIBERAL. Escreva para redacao@liberal.com.br ou envie mensagem para o WhatsApp do LIBERAL, no (19) 99271-2364, clicando aqui.

Publicidade