26 de Maio de 2020 Atualizado 09:49

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

JORNALISMO

Site do LIBERAL tem audiência recorde com cobertura do coronavírus

Com foco em reportagens locais sobre os reflexos a pandemia do novo vírus na região, conteúdo digital chega a quase 7 milhões de views

Por Da Redação

05 abr 2020 às 08:07 • Última atualização 06 abr 2020 às 17:11

A cobertura da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) levou o site do LIBERAL a uma audiência histórica no mês de março. Nunca tantos usuários, principalmente da região, acessaram e visualizaram o conteúdo publicado pelo Grupo Liberal.

No mês de março, foram 6,8 milhões de páginas visualizadas, 2,5 milhões de acessos e 1,2 milhão de usuários. Os dados são da plataforma de audiência digital Google Analytics, usada pelo LIBERAL.

Desde o início de 2020, o site do LIBERAL tem registrado picos históricos de audiência. Em janeiro, o conteúdo digital alcançou 4,9 milhões de páginas vistas, número que cresceu para 5,1 milhões em fevereiro.

Foto:
Painel na Redação do LIBERAL mostrou em tempo real os acessos no site

A escalada da pandemia do coronavírus e os impactos na RPT (Região do Polo Têxtil) ajudaram a elevar a busca pelo noticiário, na avaliação do editor-executivo do Grupo Liberal, João Colosalle.

“Não temos dúvida de que a comunidade viu no LIBERAL uma fonte confiável de informação sobre o coronavírus. Das 15 reportagens mais lidas no site em março, 10 são referentes à pandemia”, detalhou Colosalle.

Clique aqui e se inscreva no nosso canal do Telegram e receba as notícias no seu celular!

O aumento na audiência de conteúdo jornalístico por conta do novo coronavírus foi sentido em todo o mundo. Os principais jornais brasileiros também tiveram crescimento expressivo de acessos em março.

“Apesar de triste e preocupante, o momento reforça a necessidade de se valorizar o jornalismo profissional, que tem servido não apenas para informar a população, mas desmentir fake news sobre uma doença tão grave”, defendeu o editor-executivo.

PODCAST

Lançado em outubro, o podcast Além da Capa, do LIBERAL, superou em março 30 mil downloads, segundo dados da plataforma Spreaker, usada pelo jornal para a distribuição dos episódios em aplicativos diversos, como o Spotify.

{{1}}

Desde o dia 20 de março, o conteúdo que era semanal passou a ser diário e focado na cobertura da pandemia, conta o editor e coordenador de Jornalismo das rádios do Grupo Liberal, Bruno Moreira.

Entrevistas sobre o assunto usadas no programa Liberal No Ar, veiculado na FM Gold 94.7 e Você AM 580, se tornaram temas para os episódios do Além da Capa.

Foto: João Carlos Nascimento - O Liberal
O podcast “Além da Capa” está disponível nas principais plataformas de streaming

“A solução foi aproveitar esse conteúdo levado ao ar ao vivo e já produzido obrigatoriamente, pois a programação das rádios permanece intacta, também nas plataformas de podcast. Isso acaba permitindo atualizações diárias, com desdobramentos em tantas áreas que seria inviável compactá-las em uma edição semanal apenas”, explicou Bruno.

WHATSAPP

A cobertura sobre o coronavírus, principalmente na região, também aumentou o interesse de usuários que querem receber notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Até o último mês, 5 mil contatos estavam inscritos nas listas de transmissão.

“Nessas últimas duas semanas, tivemos mais de 700 pessoas sendo adicionadas nas nossas listas, o que comprova que os leitores têm interesse em se manter informados com informações de qualidade”, comentou a editora-assistente do LIBERAL, Talita Bristotti.