Pandemia derruba estoques do Banco de Sangue do HM de Americana

Na manhã desta sexta-feira (20), segundo nota da prefeitura, o estoque se resumia a duas bolsas de sangue A positivo


O Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, registrou baixa no número de doadores e, consequentemente, uma diminuição nos estoques de bolsa por conta da pandemia do coronavírus. Na manhã desta sexta-feira (20), segundo nota da prefeitura, o estoque se resumia a duas bolsas de sangue A positivo.

Em média, o Banco de Sangue local registrava um número de 20 doadores por dia, mas atualmente recebe cinco doadores diariamente.

Saiba tudo sobre o coronavírus, o que ele provoca e como se prevenir

Na tentativa de driblar essa situação, os responsáveis pelo Banco de Sangue esclarecem que o local é “bastante asséptico, com obediência a todas as diretrizes de higienização e distanciamento social”. “Não há perigo para o doador”, garantiu a prefeitura, em nota.

O local funciona de segunda, terça, quinta e sexta-feira, das 8h às 11h30, mas adotou o procedimento do agendamento. As pessoas podem ligar para o número (19) 3468-1739 para agendar um horário para atendimento individual. O banco fica na Avenida Nossa Senhora de Fátima, 415.

As bolsas de sangue são utilizadas no atendimento a vítimas de acidentes graves, pequenas ou grandes cirurgias. Também servem aos pacientes com doenças que passam por situações nas quais o organismo não produz as células sanguíneas necessárias como, por exemplo, leucemia e câncer.

O doador precisa seguir algumas recomendações:

– Não estar em jejum;

– Repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação;

– Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores;

– Evitar fumar pelo menos 2 horas antes da doação;

– Evitar o consumo de alimentos gordurosos nas 3 horas anteriores à doação;

– Apresentar documento com foto válido no território nacional;

– O doador deve ter entre 16 e 69 anos. Menores de idade devem estar acompanhados dos pais;

– Necessário ter acima de 50 kg e estar bem de saúde.

Além dessas orientações, nesse momento pede-se que aqueles que viajaram para o exterior ou tiveram contato com alguém que viajou devem esperar um mês para fazer a doação de sangue. O mesmo período vale para aqueles que estão com sintomas de gripe ou resfriado.

As pessoas que tomaram a vacina contra a gripe devem esperar 48 horas para fazer a doação.

Unicamp

O Hemocentro da Unicamp também informou estar em alerta com uma queda de 25% nas doações após os casos do novo coronavírus (Covid-19) na região. Desde o carnaval os estoques estão baixos, quando normalmente a quantidade de doadores diminui.

Com relação ao estoque, a instituição afirmou que a situação é preocupante devido ao fato de atender uma demanda diária de hospitais de 39 cidades da região, incluindo o Hospital Estadual de Sumaré. Por isso, a divulgação de canais de comunicação com a população e de medidas de segurança no Hemocentro foram intensificadas.

São Paulo

Para cumprir à normativa do Ministério da Saúde, o Pró-Sangue, Hemocentro de São Paulo, atualizou o protocolo de triagem dos candidatos à doação de sangue, com novos critérios que visam preservar a saúde dos doadores. A instituição está operando com apenas 60% do estoque e atende mais de 100 unidades públicas de saúde.

“Nesses últimos dias, tivemos um aumento do número de doadores nos postos devido à rápida resposta da população ao pedido de doação divulgado pela imprensa, que foi decisiva para reverter o quadro de criticidade dos estoques. De qualquer modo, vale lembrar que a doação de sangue precisa continuar. Continuamos pedindo apoio às pessoas para que doem sangue, lembrando que o processo é seguro e os postos de coleta não oferecem riscos aos candidatos”, trouxe em nota.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

A edição de número #27 do podcast “Além da Capa” traz a experiência de ex-moradores de Americana que hoje vivem em países onde o novo coronavírus já se alastrou de maneira mais ampla, revelando um pouco mais sobre este problema em crescimento no Brasil. Ouça:

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora