25 de abril de 2024 Atualizado 00:11

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Problema antigo

Pancada de chuva causa alagamento no Cariobinha

Região apresenta problema histórico de alagamentos e passa por intervenção da prefeitura justamente contra enchentes

Por Heitor Carvalho

15 de dezembro de 2020, às 08h20 • Última atualização em 15 de dezembro de 2020, às 09h19

A rápida pancada de chuva que atingiu Americana no início da tarde desta segunda-feira provocou alagamento no cruzamento entre as ruas São Simão e São Sebastião, no Cariobinha em meio a obras antienchente no bairro.

Segundo dados da estação local do Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas), na Vila Louricilda, choveu 22,4 milímetros entre as 14h e 15h de ontem.

De acordo com Diego Xavier, de 33 anos, morador do condomínio Americana Gardens, que fica em frente ao local do alagamento, o problema na área é antigo. “Aqui choveu, alaga. Que eu sei, esse cruzamento alaga há seis anos, que é e o tempo que moro no condomínio”, contou.

Água nas ruas São Simão e São Sebastião – Foto: Divulgação

O problema de enchentes na região é histórico. Em outubro de 2018, um acórdão do TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) determinou que obras fossem realizadas no local pela prefeitura em até 150 dias, sob multa diária de R$ 1 mil em caso de descumprimento. A administração recorreu.

Em novembro de 2019, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) chegou a negar um recurso apresentado pela prefeitura contra a decisão da Justiça que obriga o município a realizar melhorias nas galerias pluviais do bairro.
Em setembro deste ano, com investimento de R$ 1,8 milhão em recursos próprios, os trabalhos foram iniciados.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Na época do começo da atividade no bairro, o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Adriano Camargo Neves, disse que a intervenção deveria ser concluída até março de 2021.

Em nota ao LIBERAL, enviada ontem, a prefeitura informou que interferências em redes de gás e telefonia, além do período de chuvas, têm dificultado os trabalhos na área, mas que o prazo para a conclusão das obras está mantido.

Publicidade