28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Bom Jesus

Padre Marcelo afirma estar aprendendo com os fiéis

Desde fevereiro à frente da comunidade Senhor Bom Jesus, pároco trabalha no sentido de manter atividades da igreja

Por Danilo Reenlsober

05 de julho de 2019, às 07h59 • Última atualização em 05 de julho de 2019, às 10h29

Desde fevereiro, a paróquia do Senhor Bom Jesus tem um novo líder. Natural de Americana e ordenado em 2012, o padre Marcelo Fagundes já atuou pelas comunidades São Francisco de Assis, em Pirassununga, e Nossa Senhora de Fátima, em Araras. Agora, assumiu a missão de comandar uma paróquia da sua própria cidade natal. “Tem sido uma descoberta que tem me enriquecido muito. Aprendo muito com o povo”, revelou o p

Foto: Marcelo Rocha - O Liberal
Pároco frisa que todos devem lembrar que evento ocorre em razão do santo padroeiro

Padre Marcelo recebeu a reportagem do LIBERAL para um bate-papo na última semana. Nos assuntos tratados, o desafio de comandar uma comunidade tão tradicional, a importância do trabalho realizado pela igreja e o apoio que tem recebido dos fiéis e da comunidade como um todo. “A paróquia tem uma história linda de 61 anos. Venho primeiro para conhecer o trabalho, a tradição, as pessoas da comunidade. É uma história que precisamos respeitar e dar prosseguimento”.

O pároco teve sua iniciação na vida cristã na comunidade de São Domingos, mas sempre viu no padre Isaías Baptistella, que comandou a paróquia do Bom Jesus por 50 anos, uma referência. “Quando saí de Americana para fazer o seminário, ainda existia a igrejinha. Quando retornei, já encontrei o novo prédio, a festa nesse novo formato. Então, ainda estou me adaptando a essa nova realidade”, brincou o pároco.

Na conversa, padre Marcelo falou da importância do apoio da comunidade nesse momento. “Ela me ensina muito e isso tem sido de grande importância. Nunca tive a expectativa de trabalhar em Americana, mas recebi essa graça de retornar para a cidade e para mim está sendo uma grande alegria”, comentou.

FESTA. A festa do padroeiro da comunidade ganhou um novo estofo em 2009 para angariar fundos para a construção do atual prédio. Segundo o novo pároco, a igreja está praticamente pronta, faltando poucos detalhes na mobília (como a compra de bancos) e no altar.

“Além disso, temos que fazer a conservação de todo o patrimônio da igreja. Temos um centro pastoral que é muito grande, o templo, o salão, além de toda uma folha de pagamento, então isso tudo gera uma manutenção muito grande. A festa é importante para ajudar na manutenção de toda essa estrutura”, explicou o padre. “Mas a festa ela tem algo maior e mais importante: ela agrega e reúne as pessoas, dá esse senso de unidade e comunhão dos fiéis e da comunidade, e isso é o mais importante: ser um espaço para que elas se sintam acolhidas”.

Cronograma

As festas em celebração ao santo ocorrem em julho, mas a programação religiosa em homenagem ao Senhor Bom Jesus acontece em agosto. “A novena começa no dia 28 de julho, um domingo, nas missas das 7h, 10h e 19h, e segue até o dia 6 de agosto, data em que celebramos a Transfiguração de Nosso Senhor Jesus Cristo”.

Além das celebrações especiais, o objetivo é convidar padres diferentes para participar de cerimônias especiais neste período.

Festa 2019

Neste ano, a Festa de Bom Jesus ocorre entre os dias 5 e 20 de julho. A igreja fica na Rua Dom Barreto, 851, na Vila Jones, em Americana.

Publicidade