29 de março de 2024 Atualizado 08:41

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Pacientes são pegos de surpresa com fechamento da UBS do Ipiranga

Unidade foi fechada nesta quarta-feira para reforma já que o prédio apresenta diversas rachaduras e há comprometimento estrutural

Por Marina Zanaki / Sabrina Furlan

23 de outubro de 2019, às 13h43 • Última atualização em 23 de outubro de 2019, às 16h44

O fechamento temporário da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Ipiranga, em Americana, pegou parte dos usuários de surpresa pela manhã desta quarta-feira. A UBS foi fechada para uma reforma, já que o prédio apresenta diversas rachaduras e há comprometimento estrutural, segundo laudo da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos.

Os atendimentos à população serão divididos entre as unidades do Jardim São Paulo e Parque Gramado (somente para atendimentos odontológicos), e de acordo com informações a Secretaria de Saúde, os usuários seriam previamente informados, via telefone, sobre a medida.

Porém, a reportagem das rádios FM Gold (94,7 FM) e VOCÊ (AM 580), do Grupo Liberal, esteve no local nesta quarta-feira logo pela manhã e encontrou pacientes aguardando a abertura da unidade para a realização de exames ambulatoriais e consultas já agendadas.

Foto: Sabrina Furlan / O Liberal
Cartaz informa usuários sobre fechamento da UBS no Jardim Ipiranga

Eles reclamaram que não foram comunicados sobre o fechamento da unidade por telefone e que seria difícil se locomoverem até a UBS do Jardim São Paulo.

No entanto, os usuários, muitas delas senhoras acima de 65 anos estavam com agendamentos de consultas às 8 horas, e algumas estavam aguardando para realizar exame de sangue que no papel informava o horário para colher das 7h30 às 8 horas.

“Minha mãe tem 82 anos e já estava certo de vir hoje [quarta-feira] fazer exames de sangue. Ela está em jejum e não pode ir em outro dia, agora vou ter que dar um jeito de levá-la nesta outra unidade de saúde, que nem sem direito onde fica. Eu acho que falta comunicação e informação”, relatou a aposentada Eloneida Silverio, de 63 anos.

Uma outra paciente, de 75 anos, estava com um papel de consulta agendada para o dia 23, às 8 horas, e ficou sem saber o que fazer quando soube que a unidade estava fechada e que deveria procurar outra localizada no Jardim São Paulo. “Já faz tempo que consegui essa consulta, demorou tanto tempo, agora se eu perder essa consulta vou ter que esperar mais”, reclamou a aposentada, que preferiu ser chamada apenas de Conceição.

Uma funcionária da unidade, que preferiu não se identificar, explicou para a reportagem do LIBERAL que os servidores da unidade ficaram sabendo da mudança em cima da hora e por isso não foi possível avisar os pacientes em tempo hábil.

A Prefeitura de Americana disse que a unidade tinha apenas sete consultas agendadas para esta quarta-feira, todas com a médica pediatra no período da tarde. A Secretaria de Saúde informou ainda que os profissionais da unidade iniciaram os contatos com os usuários para informar sobre as mudanças ainda na terça-feira (22).

“Quanto à coleta de sangue, esta foi realizada normalmente na UBS do Jardim São Paulo, sendo que houve apenas três ausências. A consulta de enfermagem também aconteceu normalmente, com apenas uma ausência registrada. Vale esclarecer ainda que todas as consultas que, eventualmente, os usuários perderem devido às circunstâncias da mudança, serão reagendadas pelos profissionais da unidade”, esclareceu o município.

Reforma

A reportagem do LIBERAL esteve no posto de saúde do Ipiranga e constatou que há uma grande rachadura que atravessa toda a unidade, além de outros trincos menores nas paredes. A rachadura surgiu logo após a inauguração da ampliação, em 2007, bem no ponto em que a parte antiga e a nova “se unem”.

Por conta disso, a unidade já passou por, pelo menos, outras duas reformas. A última deixou a unidade fechada entre 2014 e 2015. No ano passado, as rachaduras voltaram a aparecer, preocupando os funcionários que trabalham no posto e chamando a atenção da população.

Agora, a prefeitura fará esta semana um orçamento para reforço da fundação. A partir disso, será possível determinar o que será executado no local e estimar prazos para a obra, que será realizada pelo próprio município.

A UBS do Jardim São Paulo está localizada na Rua das Poncianas, 900. Os atendimentos odontológicos serão feitos na UBS do Parque Gramado, que fica na Avenida da Amizade.

Publicidade