03 de dezembro de 2020 Atualizado 19:01

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Americana

Paciente aguarda cirurgia ortopédica há um mês no Hospital Municipal

Paciente está internada desde 29 de setembro; hospital disse que está sendo finalizado o processo de compra do material para a cirurgia

Por Marina Zanaki

27 out 2020 às 08:44 • Última atualização 28 out 2020 às 19:03

A pensionista Meire Cristina Fuzari de Souza, de 47 anos, aguarda há um mês por uma cirurgia ortopédica no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana. Internada desde 29 de setembro, ela contou que sofreu um deslocamento da prótese entre o fêmur e a bacia. O hospital disse que está sendo finalizado o processo de compra do material para a cirurgia.

De acordo com Meire, a prótese se deslocou com o movimento de subir e descer de ônibus. Ela foi informada pelos médicos que precisa de uma nova placa e uma nova prótese, já que é possível que seja necessário fazer a substituição. Contudo, o problema seria o alto preço do material – segundo Meire, os médicos disseram que está em torno de R$ 100 mil.

“Não posso nem pisar o pé no chão, dói. Cada dia falam uma coisa e não tem previsão, falam só que tenho que esperar. Mas até quando?”, questionou a paciente.

Meire chegou a ser levada duas vezes para o centro cirúrgico em uma tentativa de resolver o problema sem precisar da operação. Foi tentado recolocar a prótese no lugar correto, mas o procedimento não obteve sucesso.

Em nota, o Hospital Municipal disse que se trata de uma cirurgia complexa. “Inicialmente houve dificuldade para encontrar este material no mercado, porém, já está sendo finalizado o processo de compras. Lembrando que órgãos públicos precisam fazer, no mínimo, três cotações. O valor encontrado foi menor do que este informado”, disse o hospital.

Não foi informado o valor pago e nem a data prevista para realização da cirurgia.

Publicidade