25 de abril de 2024 Atualizado 00:11

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Orquídea com 70 flores impressiona no Jardim São Pedro

Planta, que está amarrada a um pé de acerola, é cultivada há cerca de 18 anos por uma idosa e vem crescendo a cada ano

Por Valéria Barreira

22 de junho de 2019, às 11h32 • Última atualização em 22 de junho de 2019, às 11h33

O quintal da dona de casa Mirian Butxin está com um atrativo a mais desde o início de maio. A orquídea que ela cultiva há 18 anos surpreendeu a família – e a vizinhança – e está com 70 flores.

A planta está amarrada ao pé de acerola que a família mantém nos fundos da casa onde reside, no bairro Jardim São Pedro, em Americana. “É uma flor muito delicada e chama atenção por serem tantas”, conta a dona.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Orquídea na casa da Dona Mirian: planta se adaptou ao local, diz especialista

Segundo ela, a orquídea entrou para a família há cerca de 18 anos. “Meu filho ganhou numa exposição”, lembra. A muda chegou com flor, mas depois de perdê-la ficou três anos plantada num vaso sem florir. Quando a muda parecia perdida, a dona resolveu transferi-la de lugar.

A planta foi amarrada ao tronco da acerola, mas mesmo assim ainda ficou mais cinco anos sem flores. Os cuidados e a paciência da dona de casa só foram recompensados em 2009, quando ela finalmente voltou a florir, oito anos depois de chegar à casa de Mirian.

A dona de casa conta que desde então a orquídea não ficou um ano sem dar flores e para surpresa da família o número só foi aumentando. “A muda foi se alastrando e à medida que ela cresce, acaba florindo mais”, diz.

Na sua opinião, a planta “gostou” do lugar. No ano passado foram perto de 60 flores e gerou a expectativa para o que aconteceria em 2019. Os botões começaram a aparecer no início de maio. No Dia das Mães, conta Mirian, estavam todos abertos.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Planta foi amarrada ao tronco da acerola e ficou cinco anos sem dar flores

Além da beleza, a espécie ainda exala perfume e como fica nos fundos da casa – não é possível vê-la da rua – a dona chama as vizinhas para exibir a planta. “Como floresce todos os anos, elas já ficam na expectativa. Quando as flores começam eu já chamo para virem ver”.

Estão catalogadas na literatura cerca de 25 mil espécies nativas de orquídeas. Se consideradas as híbridas – misturas entre as espécies – o número fica incalculável.

Segundo Ademilson de Godói, presidente do Círculo de Orquidófilos de Americana, a espécie de Mirian é uma Cattleya tipo híbrida. Ele explica que para florir as orquídeas precisam estar no lugar certo. “Nesse caso, está numa árvore que é o habitat delas”, diz.

A quantidade de flores, segundo ele, decorre do tamanho da planta. “Ela está num tamanho grande, ou seja, está nesse local há vários anos e se adaptou muito bem a ele”, explica.

Publicidade