28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Omar promulga lei que permite Gama fiscalizar ambulantes

Ambulantes em Americana poderão ter objeto apreendido já no primeiro flagrante

Por George Aravanis

08 de outubro de 2019, às 09h31

O prefeito de Americana, Omar Najar (MDB), promulgou a lei que dá à Gama (Guarda Municipal de Americana) o poder de apreender mercadorias de ambulantes irregulares e vetou a emenda que estabelecia que o confisco só poderia acontecer em caso de reincidência. Os ambulantes têm até a primeira semana de janeiro para se cadastrar. Depois disso, entram na mira da fiscalização da Gama.

O projeto do prefeito foi aprovado em setembro na câmara em meio a muita polêmica. Durante a discussão, o vereador Renato Martins (PDT) propôs a emenda para que a apreensão só acontecesse nos casos de reincidência comprovada, o que foi aprovado pelos vereadores.

O prefeito vetou a emenda sob o argumento de que isso criaria uma brecha que dificultaria a aplicação da lei, tornando-a ineficaz no combate ao comércio ambulante irregular.

Omar promulgou a lei no sábado. Os 90 dias para que os ambulantes se cadastrem vencem em 3 de janeiro. Com isso, fica excluída da fiscalização reforçada pela Gama o natal deste ano, uma das datas mais tradicionais do comércio.

O presidente da Acia (Associação Comercial e Industrial de Americana), Wagner Armbruster, que apoia a lei, disse que a preocupação do comércio não é com uma data específica. “A preocupação é com o ano todo”, completa.

Desde 2018 a prefeitura vem fechando o cerco aos informais. Primeiro, aprovou na câmara uma lei que proíbe a atuação deles no Centro e em vários locais, institui uma taxa mensal de R$ 60 e exige que, para fazer o cadastro, os ambulantes morem há pelo menos dois anos em Americana.

De acordo com a nova lei publicada no Diário Oficial, os guardas vão atuar quando os fiscais da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos não puderem ir. O principal déficit de fiscais é aos fins de semana, justamente quando a presença de ambulantes é maior.

Quando a lei promulgada sábado foi aprovada, o comandante da Gama, Marcos Guilherme, disse que três guardas por turno terão a autorização para esse tipo de trabalho. A prefeitura foi questionada nesta segunda-feira sobre o número de ambulantes que já se regularizou desde que a lei de 2018 foi aprovada, e disse que estava fazendo o levantamento.

Publicidade