23 de Maio de 2020 Atualizado 11:46

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Covid-19

Omar pede para Gama intensificar fiscalização nas praias

Objetivo é evitar aglomerações na região no final de semana diante da necessidade de aumentar a adesão ao isolamento social

Por André Rossi

09 Maio 2020 às 08:21

O prefeito de Americana, Omar Najar (MDB), pediu para que a Gama (Guarda Municipal de Americana) intensifique o patrulhamento na Praia dos Namorados e na Praia Azul. O objetivo é evitar aglomerações na região no final de semana diante da necessidade de aumentar a adesão ao isolamento social.

Moradores da região relataram aglomeração de pessoas na orla da Represa Salto Grande no dia 26 de abril. Imagens registradas pelos munícipes mostravam grupos fazendo churrasco, ouvindo música alta e até andando de jet ski na represa.

Prefeito de Americana, Omar Najar, se reuniu com empresários nesta sexta-feira – Foto: Marília Pierre / Prefeitura de Americana

A situação fez com que prefeitura emitisse um alerta para que a população evite aglomerações e também não utilize os espaços do local, que ainda estão em obras.

“A gente está pedindo para o nosso policiamento ser mais ostensivo e não deixar mais porque o pessoal estava abusando. Puxa vida, precisamos evitar isso. Temos visto principalmente na Praia dos Namorados. Falei para coibir isso aí. Melhor a gente seguir [orientações do Estado] e ter uma recuperação mais rápida do que a cada dia que passa ser prolongada [a quarentena]”, afirmou Omar.

Na última quinta-feira (7), a prefeitura pediu para que a população fique em casa diante das constantes quedas no índice de isolamento, que está em 43%.

O prefeito comentou que foi discutida nesta sexta-feira (8) com o Comitê de Crise a possibilidade de fechar ou interditar parcialmente algumas vias para reforçar o isolamento. Entretanto, tais intervenções não serão aplicadas no momento.

“Chegaram a falar isso, mas eu comecei a argumentar que é difícil para Americana porque a ligação nossa com Santa Bárbara… é encostada. A pessoa entra ali, como você vai fazer o controle? Não é uma via natural. As cidades são conurbadas. Não tem condição”, disse Omar.

Região

Em Santa Bárbara d’Oeste, o prefeito Denis Andia (PV) determinou que a GCM (Guarda Civil Municipal) realize blitze para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de aderir ao distanciamento social. Segundo o secretário de Segurança, Romulo Gobbi, o trabalho será realizado diariamente em diversos pontos da cidade.

“É para as pessoas não esquecerem de usar a máscara de proteção facial, evitarem sair da residência e, quando sair, que seja somente a pessoa que necessita fazer a atividade, e não três, quatro, cinco. Que seja realmente para atividade essencial”, comentou Gobbi.

Em transmissão pelo Facebook nesta sexta, o prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini (PDT), prometeu que vai publicar novo decreto “mais rígido” na segunda-feira (11). Sem detalhar quais serão as medidas, ele disse que a meta é que a cidade atinja 70% de adesão ao isolamento.

“Você vai no Centro e parece que está vida normal. As pessoas perderam a noção. Ninguém está preocupado se vai contaminar ou não”, criticou Perugni.

“A administração pública não vai ficar omissa. Vamos começar com punições, com multas. Nós não demos multa até agora, não queremos dar multa, mas não tem jeito. Tem gente que só aprende quando aperta no bolso”, afirmou o prefeito.