25 de abril de 2024 Atualizado 13:09

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Inauguração

Omar entrega Banco de Alimentos de Americana

Essa foi a última obra entregue pelo prefeito antes de deixar o comando da Prefeitura de Americana

Por Leonardo Oliveira

29 de dezembro de 2020, às 13h42 • Última atualização em 29 de dezembro de 2020, às 13h45

O prefeito de Americana, Omar Najar (MDB), entregou, na manhã desta terça-feira (29), o Banco de Alimentos da cidade. O espaço vai funcionar no prédio da Merenda Escolar, no Jardim São Pedro, e deve melhorar a logística e capacidade de distribuição de alimentos para famílias carentes e entidades da cidade.

O espaço vai funcionar no prédio da Merenda Escolar – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

Essa foi a última inauguração do governo Omar, que celebrou a entrega no encontro com jornalistas. “É uma satisfação muito grande a gente conseguir realizar, com todas as dificuldades que a gente teve. Um ano difícil para todos nós, para o mundo todo. Eu tenho que agradecer o empenho dos funcionários, das pessoas que me ajudaram, com as dificuldades que nós passamos”.

O serviço será ligado ao Fundo Social de Solidariedade e vai possibilitar a diversificação dos alimentos recebidos. Atualmente, o município consegue armazenar apenas alimentos secos, que não são perecíveis. Com o Banco de Alimentos, será possível guardar legumes, frutas e verduras.

A entrega do Banco de Alimentos estava prevista para maio, mas por conta da pandemia, fornecedores atrasaram a entrega de equipamentos que serviriam para equipar o local. Com isso, houve o adiamento da inauguração para esse mês, de acordo com a presidente do Fundo Social, Maine Najar.

Presidente do Fundo Social, Maine Najar, participou do evento de inauguração – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

“Infelizmente a gente não conseguiu colocar pra funcionar o Banco de Alimentos, mas ele tá totalmente pronto, é só dar encaminhamento e trabalhar em cima desse banco, porque isso aqui é a menina dos olhos, dá pra ajudar muita entidade, muitas creches e muitos munícipes de Americana”, disse.

A prefeitura não tinha um espaço dedicado somente para o Banco de Alimentos. Diante da necessidade, a prefeitura escolheu um local no prédio da Merenda Escolar e providenciou reformas no telhado, piso, iluminação, rede de energia elétrica, e equipamentos.

No Banco de Alimentos, serão armazenados alimentos doados, muitas vezes por supermercados, hortas familiares e cooperativas. Depois, esse material passará por uma triagem e será destinado a creches municipais e famílias carentes do município.

A reforma do prédio foi custeada por meio de emenda parlamentar do deputado federal Vanderlei Macris (PSDB), no valor de R$ 250 mil.

Publicidade