29 de março de 2024 Atualizado 10:41

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Omar entrega ampliação de reservatório na Chácara Letônia

Segundo prefeito, nova estrutura deve "resolver e muito" a situação da falta d'água na região da Praia Azul e Praia dos Namorados

Por

23 de dezembro de 2020, às 17h41 • Última atualização em 04 de janeiro de 2021, às 10h49

O prefeito Omar Najar (MDB) deu sequência à agenda de inaugurações previstas para o fim de seu mandato e entregou, nesta quarta-feira, o novo sistema de reservação CR-13, da Chácara Letônia. A estrutura aumenta em 40% a capacidade de reservar água para a região do Pós Anhanguera, segundo o superintendente do DAE, Carlos Cesar Gimenes Zappia.

Estrutura aumenta em 40% a capacidade de reservar água para a região do Pós Anhanguera – Foto: Marcelo Rocha – O Liberal.JPG

Houve um investimento de R$ 2,6 milhões, com recursos da própria autarquia, para viabilizar a obra. O reservatório de aço vitrificado tem capacidade para 2,5 milhões de litros de água. “Acho que vai resolver e muito essa situação de falta da água aqui”, afirmou o prefeito Omar Najar (MDB) durante coletiva de imprensa.

Com a entrega dessa obra, o Pós Anhanguera caminha para ter uma situação de abastecimento de água “normalizado”. Isso só vai efetivamente acontecer depois que a nova captação de água bruta do Rio Piracicaba estiver em operação total, o que deve acontecer em até 60 dias, segundo o superintendente.

Como se trata de um conjunto de bairros com novos empreendimentos surgindo, será preciso aumentar a capacidade de reservação no futuro para atender a demanda. Zappia afirma que os empreendedores imobiliários farão parte de um grupo que investirá em medidas compensatórias, como a troca de sub adutoras.

“Aqui no [reservatório R13 e no R14 já tem um empreendimento que vai fazer uma nova adutora para que a gente tenha mais garantia. Uma adutora mais calibrosa e feita de material que tenha uma resistência muito maior do que a que foi feita primeira”, cravou.

A nova adutora terá extensão de três mil metros e será de PEAD (Polietileno de Alta Densidade), que tem durabilidade de 100 anos. A estrutura atual é de um tipo de PVC (Policloreto de Vinila).

A expectativa de Zappia é entregá-la até o fim do próximo ano.

Publicidade