19 de abril de 2024 Atualizado 22:42

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Antecipado

Omar diz que prefeitura pagará 1ª parcela do 13º salário nesta quinta

Segundo governo municipal, R$ 4,4 milhões serão depositados a 2.530 servidores; antecipação foi possível em virtude de Refis

Por George Aravanis

13 de novembro de 2019, às 08h01 • Última atualização em 13 de novembro de 2019, às 08h58

O prefeito de Americana, Omar Najar (MDB), disse nesta terça-feira que a primeira parcela do 13º salário dos servidores públicos será paga amanhã, 16 dias antes do fim do prazo legal (30 de novembro). Segundo a prefeitura, cerca de R$ 4,45 milhões serão depositados para 2.530 funcionários públicos.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp

A antecipação foi possível em virtude do Refis (programa de refinanciamento de dívidas com descontos em juros e multas iniciado no mês passado), segundo Omar.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal_30.8.2019
Prefeito afirmou que os funcionários podem contar com o dinheiro

A administração direta tem cerca de 4,6 mil funcionários, mais do que qualquer empresa com sede em Americana. Os demais servidores já tinham pedido para receber o pagamento no mês de aniversário ou então nas férias.

O pagamento antecipado vale também aos funcionários das autarquias: DAE (Departamento de Água e Esgoto), Gama (Guarda Municipal de Americana) e Fusame (Fundação de Saúde de Americana).

“Vamos liberar a primeira parte do 13º quinta-feira agora, da quarta pra quinta, véspera do feriado”, afirmou Omar em entrevista à Rádio Azul, no final da manhã desta terça-feira.

Ouça o “Além da Capa”, um podcast do LIBERAL

De acordo com o prefeito, “não tem lógica ficar segurando salário” se há dinheiro. “Teria de pagar até dia 30, mas nós achamos por bem [pagar antes]. O dinheiro está na prefeitura, entrou dinheiro, uma parte do Refis, e nada mais justo que pagar para o funcionário, então poder contar com seu dinheiro na quinta-feira”, disse o chefe do Executivo nesta terça.

Presidente do SSPMA (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Americana), Toninho Forti disse que a entidade tinha solicitado apenas que o prazo fosse respeitado. “A gente só pediu para que não tivéssemos surpresa”, afirmou Forti. Segundo ele, nos últimos anos o pagamento foi feito dentro do período legal.

Pela legislação, a primeira parcela do 13º deve ser depositada entre 1º de fevereiro e 30 de novembro. A segunda tem de cair na conta do trabalhador até o dia 20 de dezembro. Em 2018, a primeira parte do 13º do funcionalismo público de Americana foi paga no dia 29 de novembro.

REFIS. Na entrevista, o prefeito também afirmou que a arrecadação oriunda do Refis é ”interessante” para quem tem dívidas, por causa do desconto em juros e multas, e também a ajuda a prefeitura no fim de ano, período de aumento de despesas.

Publicidade