OMA realiza curso para iniciantes em astronomia

Mais de 100 pessoas estão na fila de espera para os próximos cursos, que devem ser realizados nos próximos meses pelo observatório em Americana


Em apenas 15 minutos encerraram as inscrições para o curso de iniciação a astronomia oferecido pela Secretaria de Cultura e Turismo, no OMA (Observatório Municipal de Americana). Foram disponibilizadas 40 vagas e por conta da alta procura, mais de 100 pessoas estão na fila de espera.

“Há cerca de quatro anos não realizávamos cursos no OMA e tivemos uma ótima repercussão neste para principiantes. Nos próximos meses pretendemos abrir novas turmas”, disse o astrônomo, Carlos Henrique Amaral de Andrade, responsável pelo local.

Foto: Marília Pierre / Prefeitura de Americana
OMA já tem cerca de 100 pessoas em fila de espera para próximo curso de astronomia

Além do curso, há as visitas públicas às sextas-feiras, a partir das 19 horas. A entrada é feita pelo Jardim Botânico e não acontecem em tempos nebulosos.

Acessibilidade no OMA

Após a reforma, em 2016, o OMA se firmou como uma edificação modelo no quesito sustentabilidade, atendendo a vários parâmetros preconizados pelo Programa Município VerdeAzul, projeto lançado em 2007 pelo governo estadual com o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental.

Entre as melhorias implementadas estão acessibilidade externa para idosos e portadores de necessidades especiais, acessibilidade interna (banheiro adaptado a idosos e portadores de necessidades especiais), iluminação de LED e presença de balizadores no jardim, pisos e paredes de cores claras, itens de segurança, piso drenante, iluminação natural, escultura elaborada com restos metálicos da construção, corrimão, jardim (área permeável), lixeiras de separação de resíduos e relógio solar.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!