OMA: inverno é melhor época para observação do céu

Período proporciona as melhores noites para observar aglomerados estelares e os planetas Júpiter e Saturno


O Inverno, que começa oficialmente nesta sexta-feira (21), às 12h54min, é a estação que proporciona as melhores noites para a observação do céu. Segundo o astrônomo do OMA (Observatório Municipal de Americana), Carlos Andrade, no período é possível observar os aglomerados estelares Ômega Centauri (o maior do céu, com cerca de 1 milhão de estrelas) e o famoso Kapa Crucis, conhecido como “a Caixinha de Joias”.

Ele ainda ressalta que durante a estação mais fria do ano é possível ver os dois planetas “mais bonitos vistos ao telescópio”: Júpiter e Saturno.

O inverno, segundo o astrônomo, é a estação mais longa do ano e deixará os dias mais curtos até culminar com o Equinócio da Primavera, em 22 de setembro, “quando a duração do dia e da noite se igualarão”, explicou.

“A mudança das estações do ano pode ser conferido em nossas próprias residências. É preciso observar que durante o ano o astro-rei ilumina de forma diferente a Terra, uma vez que o mesmo faz caminhos diferentes pelo céu”, ressaltou Andrade. Ele explicou que somente nos equinócios, que marcam a entrada do Outono e da Primavera, é que o Sol nasce exatamente a Leste e se põe exatamente a Oeste.

OMA

O OMA promove observações gratuitas do céu toda sexta-feira, das 19h às 22h. O acesso é feito pela entrada do Jardim Botânico de Americana, na Rua Itacolomi, 1.113, no Jardim Ipiranga.

Em noites nubladas ou chuvosas, as atividades são automaticamente canceladas. É proibido o acesso de crianças menores de cinco anos à cúpula do Observatório. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3407-2985.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora