OMA abre para observação de eclipse parcial da Lua

Espaço estará aberto das 17h às 22h; entrada no local é gratuita e deve ser feita pelo portão principal do Jardim Botânico


O OMA (Observatório Municipal de Americana) estará aberto ao público nesta terça-feira (16), das 17h às 22h, para a observação do eclipse parcial da Lua, fenômeno que poderá ser visto em várias partes do território brasileiro.

Foto: Prefeitura de Americana / Divulgação
OMA estará aberta a partir das 17h desta terça-feira

O astrônomo Carlos Andrade, responsável técnico do OMA, explicou que o eclipse poderá ser visto a olho nu de qualquer ponto de Americana.

“Quando a Lua nascer no horizonte leste, às 17h35, ela já estará eclipsada. Se o clima colaborar, além do telescópio principal outros dois equipamentos menores serão utilizados no deck de observação. Importante salientar, porém, que ao contrário de outros eventos astronômicos, os eclipses são melhor observados a olho nu, e não por meio de instrumentos ópticos, que na maioria das vezes possuem campo visual muito pequeno”, destacou.

A entrada do público no observatório é gratuita e deve ser feita pelo portão principal do Jardim Botânico, atrás do Parque Ecológico ‘Cid Almeida Franco’. Vale lembrar que é proibido o acesso de crianças menores de 5 anos à cúpula da estrutura.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora