09 de julho de 2020 Atualizado 19:46

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Americana

Óleo acumulado em rua revolta moradores no Machadinho

Material veio da Rua Futim Elias e se concentrou na esquina com a Gerônymo Braga, no Loteamento Industrial Machadinho; motociclistas teriam derrapado

Por George Aravanis

27 dez 2019 às 21:17

Uma camada de óleo cobriu parte do solo perto do condomínio Guaicurus, em Americana, e revoltou moradores. Houve relatos de queda de dois motociclistas que derraparam – sem ferimentos – e de gente que passou mal por causa do cheiro ruim. O material desceu pela Rua Futim Elias e se concentrou na esquina com a Gerônymo Braga, no Loteamento Industrial Machadinho. O problema teve início na última quinta-feira (26).

“Hoje de manhã eu fui lavar meu carro, fazer manutenção na minha moto, o cheiro estava tão desagradável que me causou náuseas”, conta o empresário Armando Luiz de Aquino, de 54 anos. “Pelo odor do material que se espalhou, me deu a impressão de que eles abriram uma caixa de gordura gigantesca”.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Óleo na rua teria causado quedas de motociclistas e vem gerando reclamações de moradores das imediações do local

Vita Barros, de 63 anos, afirma achar que o problema foi causado por alguma das empresas que ficam perto do local. “Nossa rua está puro óleo, está uma coisa horrível. É uma mistura de esgoto com óleo”, disse.

Adalberto Tomaz, dono de uma empresa de coleta de óleo no bairro, diz que o que entupiu foi o sistema de esgoto na rua. Segundo Tomaz, uma outra empresa estava fazendo limpeza de rotina para ele e pode ter havido algum incidente durante o trabalho. Ele, porém, disse que não saberia explicar exatamente o que houve.

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) informou que foi ao local, constatou vazamento de óleo e que não havia relação com esgoto. A Gama (Guarda Municipal de Americana) também foi ao local, segundo sua assessoria de imprensa, e informou que provavelmente seria feito um boletim de ocorrência para que providências fossem tomadas.