Oito vereadores de Americana dizem que vão tentar reeleição

Alguns parlamentares de Americana já se preparam para disputa no próximo ano


A 11 meses da corrida eleitoral de 2020, oito dos 19 vereadores de Americana dizem que pretendem tentar a reeleição. Apenas Marschelo Meche (PSDB), procurado por meio de seu celular e por sua assessoria, não respondeu – o tucano voltou a faltar nas sessões e por isso a reportagem não pôde indagá-lo pessoalmente.

Maria Giovana (PCdoB) articula para se candidatar a prefeita, e convidou outro vereador, Odir Demarchi (PL), para ser seu vice – a conversa, dizem, está bem encaminhada. Dos outros oito, nenhum descarta a reeleição. Alguns dizem que ainda não sabem se vão concorrer e outros, que é cedo demais para pensar no pleito municipal de 2020.

Um deles é Rafael Macris (PSDB). Nos bastidores políticos, cogita-se a hipótese de ele ser candidato a prefeito. O tucano desconversa e diz que por enquanto não pensa no assunto. “Estou muito engajado com os meus trabalhos de vereador na Câmara.”

Na mesma linha responderam Juninho Dias (MDB) e Welington Rezende (PRP). Juninho diz que sua função exige “tempo integral de dedicação”, o que não lhe permite pensar em eleições agora.

Welington afirmou ontem, por meio de sua assessoria, que não é “tempo oportuno” para definir posição e que o foco é o trabalho “em defesa da cidade”.

Kim (MDB) diz que a forma como participará da corrida eleitoral de 2020 vai depender da articulação e da convenção partidária. “Posso ser apenas um cabo eleitoral”. Alfredo Ondas (MDB) não cravou que é pré-candidato, mas diz que está “propenso a concorrer.”

O presidente da câmara, Luiz da Rodaben (PP), e o vereador Vagner Malheiros (PDT) afirmam que ainda não sabem se vão disputar a reeleição. Segundo Padre Sérgio (PT), a decisão sobre 2020 será do Conselho e da coordenação de seu mandato.

Em 2016, 18 dos 19 vereadores tentaram a reeleição, mas 14 ficaram de fora. O único que não tentou ficar na câmara foi Luciano Corrêa (PSD), que disputou a prefeitura.

Como cada parlamentar de Americana se posicionou:

Alfredo Ondas (MDB): NÃO DEFINIU
Geraldo Fanali (Patriota): VAI
Gualter Amado (Republicanos): VAI
Juninho Dias (MDB): NÃO DEFINIU
Kim (MDB): NÃO DEFINIU
Léo da Padaria (PCdoB): VAI
Luiz da Rodaben (PP): NÃO DEFINIU
Maria Giovana (PCdoB): NÃO
Marschelo Meche (PSDB): NÃO RESPONDEU
Odir Demarchi (PL): NÃO
Otto Kinsui (MDB): VAI
Pedro Peol (PV): VAI
Padre Sérgio (PT): NÃO DEFINIU
Rafael Macris (PSDB): NÃO DEFINIU
Renato Martins (PDT): VAI
Thiago Brochi (PSDB): VAI
Thiago Martins (PV): VAI
Vagner Malheiros (PDT): NÃO DEFINIU
Welington Rezende (Patriota): NÃO DEFINIU

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora