28 de março de 2024 Atualizado 11:59

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Eleições 2020

Oito vereadores de Americana dizem que vão tentar reeleição

Alguns parlamentares de Americana já se preparam para disputa no próximo ano

Por George Aravanis

08 de novembro de 2019, às 10h06

A 11 meses da corrida eleitoral de 2020, oito dos 19 vereadores de Americana dizem que pretendem tentar a reeleição. Apenas Marschelo Meche (PSDB), procurado por meio de seu celular e por sua assessoria, não respondeu – o tucano voltou a faltar nas sessões e por isso a reportagem não pôde indagá-lo pessoalmente.

Maria Giovana (PCdoB) articula para se candidatar a prefeita, e convidou outro vereador, Odir Demarchi (PL), para ser seu vice – a conversa, dizem, está bem encaminhada. Dos outros oito, nenhum descarta a reeleição. Alguns dizem que ainda não sabem se vão concorrer e outros, que é cedo demais para pensar no pleito municipal de 2020.

Um deles é Rafael Macris (PSDB). Nos bastidores políticos, cogita-se a hipótese de ele ser candidato a prefeito. O tucano desconversa e diz que por enquanto não pensa no assunto. “Estou muito engajado com os meus trabalhos de vereador na Câmara.”

Na mesma linha responderam Juninho Dias (MDB) e Welington Rezende (PRP). Juninho diz que sua função exige “tempo integral de dedicação”, o que não lhe permite pensar em eleições agora.

Welington afirmou ontem, por meio de sua assessoria, que não é “tempo oportuno” para definir posição e que o foco é o trabalho “em defesa da cidade”.

Kim (MDB) diz que a forma como participará da corrida eleitoral de 2020 vai depender da articulação e da convenção partidária. “Posso ser apenas um cabo eleitoral”. Alfredo Ondas (MDB) não cravou que é pré-candidato, mas diz que está “propenso a concorrer.”

O presidente da câmara, Luiz da Rodaben (PP), e o vereador Vagner Malheiros (PDT) afirmam que ainda não sabem se vão disputar a reeleição. Segundo Padre Sérgio (PT), a decisão sobre 2020 será do Conselho e da coordenação de seu mandato.

Em 2016, 18 dos 19 vereadores tentaram a reeleição, mas 14 ficaram de fora. O único que não tentou ficar na câmara foi Luciano Corrêa (PSD), que disputou a prefeitura.

Como cada parlamentar de Americana se posicionou:

Alfredo Ondas (MDB): NÃO DEFINIU
Geraldo Fanali (Patriota): VAI
Gualter Amado (Republicanos): VAI
Juninho Dias (MDB): NÃO DEFINIU
Kim (MDB): NÃO DEFINIU
Léo da Padaria (PCdoB): VAI
Luiz da Rodaben (PP): NÃO DEFINIU
Maria Giovana (PCdoB): NÃO
Marschelo Meche (PSDB): NÃO RESPONDEU
Odir Demarchi (PL): NÃO
Otto Kinsui (MDB): VAI
Pedro Peol (PV): VAI
Padre Sérgio (PT): NÃO DEFINIU
Rafael Macris (PSDB): NÃO DEFINIU
Renato Martins (PDT): VAI
Thiago Brochi (PSDB): VAI
Thiago Martins (PV): VAI
Vagner Malheiros (PDT): NÃO DEFINIU
Welington Rezende (Patriota): NÃO DEFINIU

Publicidade