24 de fevereiro de 2021 Atualizado 22:43

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Obras

Obras antienchentes no Cariobinha chegam à Rua São Bento

A obra é parte de uma intervenção maior em todo o bairro para conter alagamentos

Por Heitor Carvalho

04 fev 2021 às 14:21

A Prefeitura de Americana vai iniciar, nos próximos dias, as obras para a substituição de redes de galerias de águas pluviais na Rua São Bento, no bairro Cariobinha.

A obra, feita com mais de R$ 1,8 milhões em recursos próprios, é parte de uma intervenção maior em toda a área para conter alagamentos. Segundo a prefeitura, a estimativa é que o serviço seja concluído até o início de junho.

As tubulações de concreto já estão na Rua São Bento, que receberá obras de galeria pluviais – Foto: Marília Pierre / Prefeitura de Americana

“O objetivo é conter enchentes naquela região com a troca de tubulações com diâmetros maiores para suportar a vazão e melhorar o escoamento das águas de chuva”, segundo o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Adriano Alvarenga Camargo Neves.

Segundo a prefeitura, a troca de tubulação já foi executada no trecho da Rua São Joaquim, entre as ruas São Lucas e São Thiago, e na Rua São Thiago, entre as ruas São Bento e São Simão.

Ainda serão executadas obras nos seguintes trechos:

  • Rua São Thiago, entre a São Joaquim e São Bento;
  • Rua São Benedito, entre as ruas São Bento e São Simão;
  • Rua São Bento, entre as ruas São Sebastião e São Thiago;
  • Rua São Simão, trecho entre as ruas São Sebastião e São Benedito.

De acordo com o contrato entre a prefeitura e a empresa Maria Santa Locação e Obras, além da troca de tubulação, serão executados a recomposição de solo e do pavimento, e construção de novas bocas de lobo.

O trabalho, que teve início em agosto de 2020, segundo a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos da Prefeitura de Americana. O investimento é de R$ 1.847.229,35, recursos do Fundo Municipal de Trânsito.

Problema histórico
Como mostrou O LIBERAL diversas vezes, as Ruas São Simão, São Benedito e São Sebastião frequentemente alagam. A Justiça chegou a determinar que a prefeitura faça a obra. No começo de janeiro do ano passado, o governo municipal anunciou que pleiteava recursos do Estado para as intervenções.

Em fevereiro de 2020, o então prefeito Omar Najar (MDB) anunciou que a cidade faria as melhorias com recurso próprio devido a sua importância.

No dia 24 de abril de 2020, a Prefeitura de Americana abriu licitação para contratar a empresa responsável por readequar a rede de águas pluviais do bairro.

A expectativa inicial era de que o serviço fosse concluído até o final de 2020, porém a conclusão do processo licitatório atrasou por conta de pedidos de impugnação que não foram acolhidos. Em setembro do ano passado, a previsão de conclusão das obras era para o final de março de 2021, o que também foi alterado posteriormente.

Publicidade